Raros estudantes bem aproveitam o espaço de leitura oferecido pela Biblioteca Pública do Paraná- arq. pessoal |
As escolas públicas ou particulares têm enorme responsabilidade na oferta de materiais impressos aos estudantes; as bibliotecas devem ser espaços agradáveis em todos os sentidos. Será que são convidativas e reúnem atrativos aos jovens estudantes?
Ontem, caro leitor, conheci um jovem do ensino médio que não costuma ler jornais, aliás, ele não os têm em casa. Os pais não têm o hábito de ler e sequer nutrem o universo de leitura do adolescente. Deixam à escola particular a incumbência de orientar a compreensão dos informes sobre atualidades. Explica-se, portanto, em parte, as dificuldades do rapaz com a elaboração de textos argumentativos e dissertativos.
Pense comigo - Já imaginou o excelente resultado na rotina diária de um estudante, um vestibulando, por exemplo, se ele ganhasse uma assinatura de jornal, como um presente de aniversário ou de estímulo aos estudos?
Antigas sugestões - Já sugeri aos jornais, inclusive aqui no NaMira, duas medidas de alcance positivo no que diz respeito à leitura dos impressos pelos jovens: assinatura exclusiva ao estudante e ao professor, assim como a manutenção de suplementos juvenis encartados nos jornais que tenham os estudantes como interlocutores.
Acervo público - Recomendo, também, aos meus alunos vestibulandos, sem jornais disponíveis em casa, a visita semanal à Biblioteca Pública do Paraná. Lá, na Seção de Periódicos, o acervo com a variedade de jornais e revistas é estimulante. Sou leitora fiel e bem conheço as possibilidades oferecidas.
Diga lá, leitor! - Aí na sua cidade há algum jornal que edita algum suplemento voltado ao público juvenil? Gostaria muito de saber e inclusive contar com o link à versão online; será que pode oferecer um SOS ao NaMiradoLeitor? Poderia fazer um comentário sobre as condições oferecidas pela biblioteca pública, também? Agradeço a colaboração.
As famílias e as escolas podem fazer muito pelos jovens leitores; os jornais, também, mas será que desejam e fazem o possível? Quais serão as prioridades no que diz respeito ao universo juvenil?
Até a próxima!
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