domingo, 23 de outubro de 2011

O triunfo do leitor estudante

O candidato inscrito no Enem atravessou ontem o 1º teste de resistência; enfrentará hoje o 2º  dia de exame. Terá uma proposta dissertativa para elaborar. Muitas dicas estão espalhadas na internet. A fartura de orientações é animadora; inclusive, já indiquei na minha página tuiteira um texto do arquivo do NaMira, mas o leitor estudante nem precisará das costumeiras advertências, abaixo destacadas em negrito. Veja os porquês :

O leitor estudante sempre sairá bem diante da folha de redação- arq. pessoal

Ao ler a proposta? Ele marcará os verbos de ação imediata, por exemplo: Considere ou Elabore. Atentará à solicitação da proposta. Grifará as exigências quanto ao número máximo e mínimo de linhas, necessidade de título, inserção ou não de elementos textuais de apoio, entre outras determinações da proposta.

Fará um roteiro com um trio de ações concatenadas para reunir:

    1-Introdução: apresentação do tema.
    2-Desenvolvimento: ampliação informativa amparada em argumento(s)
    3- Conclusão: finalização com ligeira retomada ao que foi indicado na apresentação.

O roteiro está pronto? O leitor estudante não terá dúvida em rascunhar o texto imediatamente. A dissertação é um texto que exibe o conhecimento de um tema; ele mostrará no texto o resultado da sua reflexão, além do articulado emprego dos recursos textuais. Explorará bem o que sabe sobre o tema. Atentará à especificidade; evitará generalizações, será específico. Fundamentará seu argumento com exemplos, comparações informativas ou, se preferir, enumeração de motivos ou citações. Sabe da importância das estratégias que fortalecem a exposição de um tema, portanto, ele caprichará na versão final; oferecerá ótimas condições de leitura do seu texto ao corretor; evitará rasuras. Atenderá satisfatoriamente ao desafio da redação no Enem.

Sem dúvida alguma-  O leitor estudante sabe muito bem o poder que detém na hora de redigir um texto, sobretudo o dissertativo. O domínio do tema, a clareza expositiva e o excelente emprego dos recursos textuais serão as  marcas registradas do seu texto

Hoje será um dia de triunfo aos que leem jornais, revistas, visitam páginas na internet e  jamais fogem da conversa refletida sobre os mais variados temas. Um belo dia de triunfo do leitor, ora estudante. Estou tranquila, meu caro; meus alunos sabem agir na hora de redigir uma dissertação ou qualquer tipo de texto. Eles sabem da funcionalidade da leitura e da escrita para a vida toda, não apenas para o Enem ou vestibulares diversos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails