quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bato palmas aos estudantes chilenos!

Há cerca de dois meses os estudantes chilenos oferecem uma lição espetacular de participação popular. Eu leio as notícias(Opera Mundi) e fico até com inveja dessa moçada. Sabe  por quê? Eles têm a exata noção do poder contido no cidadão. Clique no link  Estudantes chilenos protestam fantasiados de super-heróis (UOL Notícias); veja a maneira inovadora de protestar em favor das melhorias educacionais, manutenção dos direitos e garantias. No Brasil... parece que até os pais dos estudantes ficam indiferentes aos problemas das educação pública; independente do nível escolar a omissão é desalentadora.
 
Protesto estudantil no Chile -Reprodução foto Reuters 
Quem dera...- Queria ver a população remediada financeiramente fazer uma corrida às matriculas nas escolas públicas,especialmente em direção daquelas que oferecem o ensino fundamental. Gente que lê, tem um pouco mais de consciência do valor do voto popular e reúne noções de direito cidadão. Talvez ...a situação fosse outra.

Eu gostaria de perguntar a sua opinião, leitor, mas ando bem desanimada com o silêncio daí do seu lado, sobretudo quando o tema é de interesse coletivo e supõe um compromisso, um posicionamnto crítico. Repasso os olhos pelas postagens anteriores e vejo comentários esparsos, comprometidos apenas com temas leves e descontraídos. Tudo muito triste. O monólogo é cansativo e desestimulante.

Um detalhe, leitor: sou mãe de estudante matriculada em escola pública federal; minha filha faz o curso técnico na UTFPR. Costumo buscar esclarecimentos na instituição, quando sinto necessidade. Não perco de vista a rotina da escola, mas talvez eu seja exceção entre os pais.

Quer saber mais? Leia sobre o protesto dos estudantes chilenos no site Brasil de Fato

Até a próxima!

Siga-me no Twitter

Um comentário:

  1. Achei inovador essa forma de protesto, mas será que mudará alguma coisa? Dançar, se fantasiar e fazer um beijaço será levado a sério pelo governo chileno?
    Estou um pouco traumatizada com protestos que não acabam em nada...a UFSCar tá com greve dos funcionários...biblioteca, restaurante, ... tudo de greve... apesar das aulas continuarem normalmente. Uma galera ocupou o restaurante e estão lá, deixaram provas, trabalhos, aulas pra ficarem lá...entregam alimentos pros bolsistas e acabou vazando na mídia uma brincadeira de mau gosto...um aluno tomando banho dentro de uma caldeira de fazer alimentos...(http://www.saocarlosagora.com.br/cidade/noticia/2011/07/07/19669/estudante-toma-banho-em-panela-do-ru-da-ufscar/)... no final das contas, as reinvidicações se banalizam e não são levadas a sério...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails