segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quanto vale a hora de um professor na rede pública?

Ontem, depois de ler o texto do jornalista Antônio Gois (Folha de S. Paulo) sobre a saga do professor brasileiro vinculado à escola pública, imediatamente escrevi vários tweets sobre o tema. A interação no microblog foi imediata. Acompanhe-a com a leitura vertical da minha página, caro leitor; ela mostrará que estão reproduzidos os tweets do Carlos Macapuna e da Ane Beatriz, em sinal da comunicação atenta e interesse temático. O valor em R$ atribuído em remuneração à aula de um professor brasileiro, vinculado à rede pública, merece muita conversa. Lamentei não encontrar nenhum colega professor conectado ao Twitter, naquela hora.

Imagem: arquivo Google

Expressão dos leitores  - Simultaneamente, reforçada pela receptividade aos tweets que escrevia, enviei o comentário  abaixo ao Painel do Leitor, teoricamente o espaço cativo dos interlocutores da Folha de S. Paulo.  Ele não foi destacado na edição impressa de hoje e nem na versão online. Não faz mal; centenas de leitores, segundo o antigo editor da  coluna, acorrem ao espaço. Selecionar as pertinências e os que atendem às indicações da Redação é "uma coisa de louco". Posso imaginar; você, também? O jornal paulista, apesar das críticas, tem muito destaque em âmbito nacional. 

Veja o meu comentário:

Seria bom esclarecedor  e mereceria o  meu aplauso se a Folha fizesse uma arrojada radiografia dos salários pagos aos professores pelos municípios e estados brasileiros. A resposta seria oferecida  à questão levantada pelo jornalista Antônio Gois ( Quanto vale um professor, Folha, hoje); ela judaria  sobretudo a esclarecer  a população que reclama da escola pública, mas  não sabe como um trabalhador do ensino tem remunerada a sua hora de trabalho.

Tenho a impressão de que os colegas professores têm até vergonha de relatar o valor, sempre camuflado com benefícios e outros dados confusos ao leigo no assunto. Números em R$, Folha, por favor.

O comentário acima não foi publicado no jornal, mas está aqui. É, portanto, a prova inconteste de que o assunto rende, prezado leitor. Está disposto a levá-lo adiante? Pois, então, arrisque ou indique o valor que o seu município ou Estado paga ao trabalhador do ensino escolar? 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails