segunda-feira, 18 de abril de 2011

A marca registrada dos bons livros

Livros são como vício bendito; eles embriagam, roubam horas de sono, despertam emoções, multiplicam saberes, avançam os portões de casa, desvendam cenários, alimentam sonhos, expandem as emoções e nos fazem vítimas felizes da leitura..

Não há melhor época para estimular o gosto da leitura do que a infância, sobretudo a escolar. As crianças, leitoras de ontem, estão agora sempre na ativa, a escrever muito e ler mais ainda, porque podem escolher títulos e ler com muitas alternativas. Lamentável, portanto, que as autoridades públicas não atinem à importância da vitalidade presente na biblioteca escolar e às variadas formas de disseminação da leitura, fortaleza da língua, da pátria e das horas alegres ou tristes do ser humano. 

Fonte; Google


Leitores assumidos avançam pela vida afora; os livros que marcaram a fase decisiva da nossa vida escolar jamais são esquecidos.Não importa se a indicação vem da professora de Português, do colega de Matemática ou do professor de Educação Física. Quando um bom livro aporta nas mãos de uma criança ou jovem, ganha espaço e finca o seu poder.

Hoje perguntei aos leitores da minha página no Twitter se poderiam oferecer depoimentos sobre um livro, de autor brasileiro importante à sua formação do leitor, ainda na infância escolar. Imediatamente, graças à interatividade do microblog, 8 leitores responderam. Veja as indicações:

 > A coleção Vagalume foi a preferida do jornalista André Gonçalves, além de O cadáver ouve rádio, Barquinhos de papel e o popular O escaravelho do diabo, de  Lúcia Machado de Almeida.

> Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, de Ruth Rocha, a preferência unânime dos jornalistas Alessandro Martins, Tito Barata e do pesquisador Marcelo Nolasz. O meu conterrâneo Tito ainda acrescentou O rapto das cebolinhas, da Maria Clara Machado.

> As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, entre outros títulos, marcaram a vida escolar da leitora, hoje professora, Beth( não sei o nome inteiro; ela não indica)

> Rosinha  minha canoa e o Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, são algumas das lembranças queridas da licenciada em Química, empresária e leitora voraz Be Neviani.

> A coleção Para Gostar de ler e a  A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira, preencheram a infância escolar do jornalista Rogério Galindo.

> O jornalista Miguel Oliveira, embora não tenha citado um autor brasileiro, destacou A pérola, de John Steinbeck, como um dos  livros marcantes à sua formação de leitor.


Fonte: Google

Na escola e na família - Não tenho lembranças fortes de ter ido à biblioteca do Barão do Rio Branco e nem a do Vilhena Alves. Sabe por que, leitor? Duas razões:  a primeira é que em casa, a leitura sempre foi uma espécie de cachaça comum; lia-se de tudo, do gibi ao romance, da fotonovela aos contos e, sobretudo, os jornais. Ah...os jornais paraenses de outrora; eles traziam contos, crônicas, poemas. Cresci lendo A Província do Pará, O Imparcial, A Folha do Norte, além de livros e livros e revistas de todos os gêneros. Meu pai aproveitava para ler até o jornal que trazia embrulhados os peixes e as bananas comprados, lá no Ver-o-Peso. O costume, o exemplo, a fartura dos impressos, sob os olhos da criança, fazem a festa quando o tema é a leitura. 

A força da biblioteca escolar - A escola,em segundo lugar, funcionou para mim como coadjuvante à leitura. As saudosas professoras dos primeiros anos mantinham um círculo de leitura em sala; assim, trocávamos livros e ganhávamos livros, quando as notas no boletim eram boas. Quase não visitávamos a biblioteca. Ficaram inesquecíveis, entretanto, para mim o Éramos Seis, de Maria José Dupré, Meu Pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato.

Falta o quê? - Investir na compra de livros e manter o acervo das bibliotecas públicas é a parte material que falta à educação pública, mas sem intermediários assumidamente leitores a marcha fica interrompida; vira apenas obrigação. Livros? Não podem ficar apenas enfeitando as prateleiras da biblioteca ou da sala de casa.

Penso que, ao lado da competência técnica e do comprometimento social, todos os professores precisam ser bons leitores, caso contrário, você pode bem imaginar o resultado. Vislumbre o estrago na cabeça de uma criança quando ela ouve de um colega professor algo assim, bem desse tipo: Nossa...., eu não suporto ler; me dá uma canseira... 

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Escolha difícil, muitos livros marcam diferentes épocas. Li vários dos que foram citados e ainda lembrei da Emília ajudando Hércules a realizar os doze trabalhos, das "Mil histórias sem fim" de Malba Tahan e do juvenil "Blecaute" do Marcelo Rubens Paiva, também leituras muito prazerosas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas lembranças e contribuições, Adhemar; é difícil selecionar entre vários títulos queridos os mais preferidos, não é mesmo?

    Abraço recebido; grata pela visita madrugadora. Hoje, eu, também, estou aqui ainda acordada, mas já, já, fecharei a banca, porque o sono está chegando...

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima coleção que marcou o gosto pela leitura na minha infância foi a Coleção Para Gostar de Ler.

    Abraços,
    Sylvio Panza
    www.futurosleitores.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Coleção Para Gostar de Ler foi( ainda é, sabia?)um sucesso, Sílvio; a fórmula foi simples: ótimos textos, variados escritores e temas do agrado popular. Não parecia fazer qualquer imposição temática, bem diferente dos textos, sob encomenda, fartamente encontrados atualmente.

    Eu ainda gosto muito da coleção, prezado professor, mas passei adiante todos os livros; estão agora nas mãos de outros leitores, usuários das bibliotecas públicas.

    Abraço; grata pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista, muito boa. A colecao onde O Escaravelho do Diabo está inserido é toda muito boa. Acrescentaria ainda O Gênio do Crime, de Joao Carlos Marinho e A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Sao todos livros que as criancas deveriam crescer lendo. Vamos torcer para que o Brasil melhore as bibliotecas e as criancas passem a ler sempre mais.

    Abracos,

    Victor

    Caso queira dar uma passada por meu blog, deixo o link abaixo. Falamos sobre várias coisas por lá, inclusive sobre livros. Blog das Resenhas - www.mestredasresenhas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. eu gostava muito d Maria José Dupré! Meu cachorrinho samba, o primeiro livro inteiro que li.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails