domingo, 20 de março de 2011

Frutas in natura na merenda escolar pública

Excelente a notícia que encontrei acerca da inclusão de suco de laranja in natura na merenda escolar das escolas públicas de Limeira, município paulista produtor dessa deliciosa fruta. Confira a reportagem Após 11 anos, suco fará parte..., de Renata Caram (Jornal de Limeira, 10 março de 2011); eu fiquei aqui pensando, meu caro leitor, se as crianças paraenses e de toda a Amazônia, também não poderiam receber suco, não apenas de laranja, mas de açaí e das frutas da época, geralmente caracterizadas pela fartura local. Além dos sabores conhecidos e bem apreciados pela garotada, as autoridades municipais e estaduais destinariam parte da verba da merenda escolar em prestígio local aos que plantam, colhem, vendem e revendem. Faz sentido.

Incluir suco de frutas regionais na merenda escolar é providência que faz sentido. O de muruci é delicioso! Arquivo pessoal
















O leitor amazônico e os entendidos em nutrição humana e interessados no assunto poderiam comentar acerca da inclusão das frutas, sob a forma de suco, saladas ou outras maneiras de aproveitamento na merenda escolar das crianças e jovens das escolas públicas.

Imagine encontrar suco de cupuaçu, muruci, graviola, manga, laranja, tangerina, araçá e outras gostosuras à disposição na merenda? Uma delícia! Produtores locais, crianças e jovens e  os pais dos estudantes festejariam, mas será que as administrações públicas preferem comprar as "vitaminas das frutas" embaladas em caixinhas industrializadas?

Até a próxima!

4 comentários:

  1. A merenda também deve fazer parte da educação. Alimentar, principalmente.
    A compra direta de produtores locais estimula a produção, movimenta a economia dos pequenos municípios. E educa os futuros consumidores, valorizando o que sua terra produz!
    Merenda é cultura!

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  2. Pois é, mas quão poucos políticos e servidores se preocupam com isso? De verdade, poucos.

    Vivem como se o mundo não fosse sobreviver às suas pobres existências, não fosse continuar com nossos filhos e descendentes. Não se tocam que educar é melhorar o mundo!

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  3. Para refletir: será que políticos e servidores públicos matriculam seus filhos em escolas públicas? Uma pesquisa apartidária bem poderia mostrar a realidade, não é mesmo, Alex?

    Quando há interesse íntimo na situação a questão ganha outro contorno; quem se dispõe a pesquisar sobre o tema? Nutricionistas? Líderes comunitários? Universidades? Como seria bom se...

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