terça-feira, 22 de março de 2011

Imagens, interação e trabalho edublogueiro

O Centro de Curitiba? Lá adiante.Aqui?Ainda nos arredores do Cajuru, Jardim das Américas e Jardim Botânico- Arquivo pessoal
Um dos modos bem sucedidos para incentivar as crianças e jovens à redação de textos com maior densidade é a exposição de fotos com autoria bem definida; quando os registros são compartilhados podem desencadear amostras com ênfases descritivas, narrativas ou dissertativas.

Sugestão - Meu colega edublogueiro pode deixar a sua página com uma cara bem definida, quando exibe imagens locais e tematicamente articuladas com os propósitos do blog. Confira os destaques visuais de hoje; são amostras de alguns bairros curitibanos, mas em algumas ocasiões, eu compartilho também imagens dos meus alunos em ação, ou seja, fazendo as redações.

Um passeio domingueiro pelo Ahú em manhã ensolarada; uma maravilha, leitor! Curitiba, arquivo pessoal















Meu colega professor de redação ou de outra disciplina poderá aproveitar a dica. Reunir imagens, captadas pelas câmeras dos celulares das crianças e jovens renderá uma exposição temática sobre a estação climática, o vestuário da galera, distrações dos idosos, a movimentação urbana, o trajeto de escolares nas ruas da cidade, pichações, anúncios engraçados, fachadas das escolas, flores da estação, tipos de calçados, frutas da época, capas de livros nas mãos das crianças e jovens, praças da cidade e uma infinidade de temas, caro leitor.

Exemplo excelente -  As câmeras digitais - e aqui não importa se elas estão embutidas nos celulares - podem exercer um apoio espetacular às atividades escolares. Quem, por exemplo, conseguiu fotografar as recentes aparições da Lua com 14% do seu tamanho maior ofereceu ao seu professor de Física ou de qualquer outra disciplina um registro histórico. Quer a prova? Clique e acompanhe o que fez o colega professor Dulcídio Braz Jr, no excelente edublog Física na Veia.

É inegável o êxito da coleta de material interativo obtido pelo colega em destaque, mas ela exigiu um bom planejamento, além da participação determinante do leitor interessado no tema, concorda comigo, meu caro? Você conhece algum outro exemplo de edublogueiro que trabalhe assim como o premiado professor de S. João da Boa Vista? Compartilhe o link conosco. Eu conheço alguns, mas eles estão infelizmente com as páginas desatualizadas. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails