domingo, 21 de novembro de 2010

Porta fechada aos "anônimos"!

Escrevo este início de parágrafo examente às 10h20. Acabo de ler o texto da coluna da ombudsman Suzana Singer,  da Folha de S. Paulo. Lamento, prezado leitor, que  eu não possa reproduzi-lo aqui, uma vez que o conteúdo é exclusivo aos assinantes do jornal ou do UOL, mas sugiro que você encontre um modo legal de ler o texto. Vá a uma banca e compre o jornal; fará uma ótima aquisição de leitura neste domingo, 21 de novembro.

Um basta aos comentários "anônimos", assim como à dupla capturar imagens & reproduzi-las sem mencionar a fonte. Destesto constatar esses crimes- Reclamar é um direito; a foto acima é minha!

Trata do quê, afinal? - Alude basicamente à leva de comentários bestializados na internet. É profundo e incisivo o texto da ombudsman, aos poucos pegando bem firme as rédeas da função, anteriormente conduzida pelos seus gentis e participativos antecessores Marcelo BerabaMário Magalhães e Carlos Eduardo Lins e Silva, um trio de atentos receptores dos reclamos e observações desta professora.

Conheço a realidade na blogosfera - Nos blogs a opção para "anônimos" permite que bandidos da palavra adentrem ao espaço de conversa e interação para chocar, humilhar e propagar afirmações injustas. Eu não incluí e nem pretendo liberar esse tipo de leitor aqui no Na Mira. Leio muitos blogs e vejo que a maioria permite. É uma questão de direito, de escolha e, sobretudo, de recusa.

Um detalhe importante: observe a foto em destaque acima. Saiba que tem sido uma das imagens mais "capturadas" do Na Mira. Quero ver se os que aparecem aqui para levá-la têm a dignidade de indicar a fonte da fisgada CtrlC+CtrlV; é semelhante ao vir, pegar, roubar e sair por aí usufruindo de algo que não é obra sua. É roubo. É um crime. Anônimos? Não. Gente comum, sem respeito ao semelhante. Corja!

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá, Profa;
    O texto constitucional, há muito, coloca como livre a expressão do pensamento, vedando porém o anonimato. Serve, entre outras coisas, para que o autor de um eventual comentário injusto ou ofensivo possa ser responsabilizado. Apesar do conceito ser ideal em uma sociedade madura, cabe a crítica quanto à intangibilidade dos detentores do poder, que, por vezes, perseguem e prejudicam autores de comentários corretos ou denúncias. Ranço de outros tempos? Talvez, onde pseudônimos eram garantia de sobrevivência.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Salve, salve, Adhemar! Senti a sua falta aqui!

    Obrigada pelo esclarecimento sobre anonimato. A questão é delicada; há quem se proteja escorado no anonimato. Motivos? Bom para refletir, não é mesmo? Espero que outros leitores comentem, uma vez que o assunto é polêmico.

    Receba o meu abraço e alegria pelo seu retorno oportuno no Na Mira.

    ResponderExcluir
  3. Olá Doralice.
    Realmente é um desafio divulgar nosso trabalho e fotos na internet sem que eles sejam copiados. Sendo assim, infelizmente, nem atualizo com certa frequência meu blog.
    O ideal é colocar alguma legenda na foto para evitar a cópia.
    Recentemente fiz um post com dicas de decoração ( para o blog de uma amiga designer ) e tive a "surpresa" de ver que uma loja de decoração, que tb possui twitter, pegou frases do meu post e inseriu no twitter da loja como se as dicas fossem da autoria deles. Reclamamos no twitter. O dono da loja leu nossa reclamação, entrou em contato, pediu desculpas e apagou as mensagens copiadas no twitter da loja. Já que eu seguia a loja tive a oportunidade de encontrar a cópia. Fico imaginando que muitas outras acontecem sem eu saber.
    Ótima semana para vc. Abs :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails