segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"A maratona safada" continua

Na semana  passada entreguei aos alunos  a reprodução de um texto do meu ex-professor de Filosofia da Linguagem, o Rubem Alves. A moçada vibrou com o título; chama-se "A maratona safada", mas depois que leram vi um semblante de tristeza e constatação  naqueles rostinhos juvenis, especialmente nos que são egressos da escola pública.  Não é para menos. Meu querido mestre fez uma radiografia perfeita do vestibular vigente naquela época na Unicamp - e diante do exame atual, iniciado ontem, com   acentuadas mudanças estruturais, o texto em destaque  ainda continua vibrante, pontual e digno de reflexão.

Entrego aos meus alunos uma média de cinco propostas de redação por semana; há quem duvide da eficiência do treino, mas... Método e disciplina são coadjuvantes da vitória na escrita.  - Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010

A dupla infalível da Leitura&Escrita - Colegas professores evidenciaram à imprensa o  acentuado grau de dificuldade das três propostas de redação, presentes na prova de ontem. Concordo, mas os nossos estudantes não ficaram "na boa" diante das exigências da escrita, porque não são treinados ao emprego da palavra com finalidades específicas variadas. Escrever não é apenas para zoar e xingar na internet. Comparar, opinar e estabelecer sentidos ao que se lê  são algumas das consequências inteligentes, sagazes, interessadas, utilitárias. Nada mais justo exigir aplicações da leitura na escrita estudantil, mas...

Constatações relevantes - A prova de redação é  indiscutivelmente a porta estreita para muita gente; deverá continuar por muito tempo. O recado de conteúdo enviado às escolas de ensino médio e fundamental é dado pela banca que elabora as questões na prova de redação dos vestibulares, mas é preciso que ela fique mais pertinho das salas de aula e veja o que é subtraído perversamente dos jovens estudantes. Não basta a cobrança rigorosa nos exames; é preciso primeiro oferecer as condições essenciais à base escolar, mas qual a universidade pública que se dispõe a conversar com os colegas professores, sobretudo da escola pública?

O que faz um estudante desinformado e sem o aprimoramento bem intermediado das habilidades de leitura e escrita diante de uma prova exigente como a da Unicamp? Reclama lamentavelmente, mas sem eco certeiro. -  Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010

Diga lá - O leitor conhece algum estudante, matriculado na escola pública, que esteja inscrito na Unicamp? Universidades públicas estaduais ou federais provocam medo nos egressos da rede estadual. Não deveria ser assim, não é mesmo? Conceituada e eficiente a universidade pública pela sua natureza e propósito deveria atrair egressos da boa e eficiente escola pública básica. A realidade desmente a lógica, mas quem liga para isso, hein?

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Legal é ver um cartunista antenado e ocupado como você aparecer aqui; a honra é grande em abrigar os teus desenhos(charges, ilustras, etc), Benett!

    ResponderExcluir
  2. Uau!Que legal!O Rubem Alves foi seu professor?Na Unicamp? Achei legal as 3 propostas da Unicamp, mas seria impossível fazer rascunho, passar à limpo e ainda responder as 48 questões. Minha estratégia foi esboçar o começo de todas e escrever direto à caneta, mas como foram trabalhosas, gastei um bom tempo nelas, prejudicando um pouco a resolução dos testes. A prova da PUC-SP é um outro exemplo de correria que enfrentarei dia 5 de dezembro... são 45 testes + questões temáticas discursivas de biologia/química, matemática/física, 1 dissertação em história/geografia e 1 redação.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe em que ano foi escrito o texto do Rubem Alves? É um belo e triste retrato de como a escola pública fica excluída da universidade.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Marcella. Creio que em 1993; a crônica faz parte de um livro, datado talvez em 2003. É o "Estórias de quem gosta de ensinar"; no site do professor há uma reunião de crônicas com o tema vestibular. O link está acima; ótima leitura.

    Desejo-lhe ótimo resultado nas provas, prezada vestibulanda. Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails