segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Edificações escolares e a aparência que não engana

Eu sou extremamente observadora. Ontem, dia do 2º turno eleitoral, ao passar por duas instituições escolares fiquei pensando na importância da aparência do edifício escolar, tanto para os que nele estudam e trabalham, quanto aos que avistam e adentram ao espaço escolar público ou particular. 


Aqui cursei o magistério - ou curso pedagógico - e fiquei decepcionada ao avistar a parência descuidada do Instituto de Educação Deodoro de Mendonça; a quem reclamar? Ao novo governador! - Belém, 6 out. 2010


Dá para negar? - Escolas públicas são feias, descuidadas, acanhadas e, mesmo quando funcionam em prédios construídos com apuro arquitetônico, elas não recebem o tratamento merecido. As paredes externas apresentam rachaduras, a pintura é antiga e a negligência está sob os olhos de todos, alunos, professores, pessoal administrativo, pais e responsáveis e passantes pelo local onde estão edificadas. Olhe, quando há, o ajardinado. Tente descrever o que vê.

Olhe as fotos em destaque na postagem; elas falam por si. As legendas têm o propósito apenas de situar o leitor quanto ao local e a data do registro.

Não há como ignorar o majestoso e bem cuidado prédio do tradicional Colégio Gentil Bittencourtt - Belém, 6 de out. 2010











Aparência incontestável - Escolas particulares são bem cuidadas e mesmo quando  funcionam em prédios construídos sem apuro arquitetônico, sempre recebem o tratamento merecido. As paredes externas costumeiramente estão em ótimo estado, não há rachaduras visíveis, a pintura tem cara de nova e o cuidado com o espaço escolar é notório a todos, estudantes, pais e responsáveis, traseuntes e visitantes oficiais. Há sempre uma tentativa eficiente de vender o produto  ali produzido, concorda comigo?


Fico intrigada ... - Não sei o porquê do cidadão não poder visitar escolas públicas, caso não tenha parentes matriculados na instituição ou não vá com uma finalidade centrada em documentação ou coisa do gênero. A direção não autoriza a visita. Você já fez uma tentativa? Algumas têm o muro alto, o que dificulta o afã do registro fotográfico que empreendo constantemente. O curioso é que que as antigas escolas, embora com muros e grades, permitem que se aviste a edificação geralmente exuberante nas formas, espaço construído e áreas de ajardinamento.


Localizado no centro da capital paranaense o Instituto de Educação do Paraná continua mal cuidado, pelo menos externamente. Será que o novo governador já sabe? Curitiba, 31 de ou. 2010


Compartilhe comigo  - Você votou em seção eleitoral que funciona em escola pública?  Ontem fiz uma pergunta twitteira acerca do local de votação e a primeira resposta foi a do Marden Machado, blogueiro paranaense entendido em cinema. Acompanhe; caso eu obtenha a interação desejada reunirei outros depoimentos em postagem futura.


Quando fui a um programa de tevê recebi um convite para visitar a  Escola Estadual Dom Orione; qualquer dia  entrarei lá, porque até hoje apenas  fiz a foto da quadra esportiva - Curitiba, Portão, 17 out. 2010

De quem é o patrocínio? - Quem mantém as escolas públicas? Quem financia e cuida das escolas particulares? O princípio da escola pública de ser construída com o dinheiro do povo e para ele ser destinada é fundamental para entender a importância a ou a sua ausência nas gestões administrativas. Governo estadual emunicipal, direção escolar e corpo docente-administrativo empenhados em bem formar crianças e jovens fariam a diferença, mas por que não há um concerto de atitudes? Neste momento, após tantas promessas de " escola pública qualificada para todos" eu fico aqui a pensar ainda mais seriamente no assunto. 

Qual a emoção positiva que uma criança ou jovem sente ao entrar nessa escola?  Campinas, SP, Taquaral, EEAdalberto Nascimento, set. 2010 Taquaral

Arquitetura & Educação - Meus amigos, os professores Jarbas Novelino e Miriam Salles, certamente gostarão de avistar as imagens aqui compartilhadas. Sabe por quê? Eles também são interessados no tema da arquitetura e educação, porque uma escola é um conjunto de elementos equilibramente articulados. A aparência do edifício escolar é apenas um deles, mas conserva uma importância excepcional, porque "vende" o produto ali produzido, está de acordo comigo leitor?


Fazemos o quê? - Eu vejo e você, também, que ontem votou em prédio escolar público; nós avistamos a aparência externa das escolas do governo, mas  para que as nossas queixas diminuam fazemos o quê? Eu fotografo, reclamo, divulgo e compartilho - e você?


Até a próxima!

5 comentários:

  1. Oi, Doralice,
    Penso que os responsáveis pelo zelo das nossas escolas não são apenas os governantes, mas todos os envolvidos. Não vejo administradores escolares, nem pais, nem alunos preocupados com isso. No máximo, só reclamam. Sempre estive atenta a isso e orientava meus alunos a zelarem pela escola. É o chamado cuidado com o patrimônio público. Frequentemente eles achavam estranha a minha preocupação com isso.

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  2. Evidente que sim, Tânia; a responsabilidade pela conservação do espaço escolar público não é exclusiva do governante, mas ele é o responsável direto pela administração dos bens, inclusive, do que diz respeito à educação do município e do estado. Encimados no palanque eleitoral ele promete fazer isso e aquilo; pois que ofereça o bom exemplo de cuidados com os bens públicos. É justo cobrar o prometido.

    Grata pela visita, colega professora; que tal inserir nas suas postagens o tema da Arquitetura& Educação? Fotografe escolas da região para nós.

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  3. Sobre a postagem da Escola Estadual Dom Orione, aqui vai o site para que você possa fazer uma visita virtual. www.ctadomorione.seed.pr.gov.br

    Trabalho lá e com certeza é uma das melhores escolas estaduais de Curitiba. Funciona como se fosse particular.

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  4. Olá, professora Doralice!

    Já se foram anos... finalmente a Escola Deodoro de Mendonça está sendo reformada; a Vilhena Alves também (a foto desta, que está no meu blogue, faz link com Na Mira do Leitor, afinal foi onde encontrei uma bela imagem).

    Saudações paraenses.



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    1. Nem sei mais o que dizer, Léa Paraense Serra; como pode a administração deixar que transcorram 4 anos para fazer uma reforma em prédio escolar... Grata pela visita. Retribuo o abraço parauara.

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