quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O apoio da argumentação na dissertação

Uma das grandes dúvidas do estudante, especialmente o vestibulando e participante do Enem, é quanto ao papel da argumentação na feitura da redação dissertativa.


 Meus ex-alunos, hoje universitários na UFPR e UTFPR, em exercício diário da redação - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 2008

Anote para sempre -   A expressão das ideias, as justificativas expostas e a calculada articulação das táticas argumentativas via exemplicações, enumeração de motivos, comparações, citações, dados numéricos entre outras estratégias bem explicam a enorme ajuda à dissertação. A parte da redação denominada de desenvolvimento deve ser alimentada com esses recursos da argumentação, pois constituem apoio determinante à exposição vigorosa e qualificada de um tema.

A triste realidade - A escola, infelizmente, explora muito pouco o potencial dos recursos textuais e quase nada oferece ao estudante no quesito entendimento da estrutura dos textos, daí a intensa insegurança dos vestibas e concurseiros diante das propostas de escrita.

Logo mais, no meu intervalo das aulas da manhã, editarei a Proposta 2  para treinar a redação dissertativa, em colaboração aos estudantes inscritos no Enem2010.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. oi Doralice... meu e-mail é babibrasa@hotmail.com
    eu tenho um convite pra te fazer também... algumas amigas blogueiras estão organizando um piquenique e queria te convidar para ir também... me escreva e eu respondo teu e-mail te falando mais sobre isso, ok? Ah, fiquei lisonjeada com suas palavras... obrigada! Um abraço e até!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails