quarta-feira, 3 de novembro de 2010

(In)seguro para dissertar na prova do ENEM?

O leitor sabe que o Na Mira também pretende alcançar estudantes do ensino médio, inscritos nos vestibulares e que pretendem aprimorar a leitura e a escrita. Sabe também que estamos a dois dias e poucas horas do início do Enem 2010. É uma fato de alcance nacional e, por mais incrível que possa parecer, todos os meus alunos estão inscritos no  famigerado exame. 

As colegas professoras Miriam Fajardo, do Tribo da Leitura e  a Helaine Balla, do Português é legal  fazem ótimas postagens voltadas ao estudante do ensino médio, porque o treino à interpretação é o primeiro exercício que o candidato ao Enem deve trabalhar bastante; em seguida vem a natural exigência da escrita concatenada.  As contribuições são feitas frequentemente na internet - e por inúmeros professores de redação, mas renovo aqui as advertências imprescindíveis ao candidato. Elaborar uma redação dissertativa requer a conjugação dessa dupla constituída pelo:

> Domínio temático - o que significa saber um mínimo acerca dos mais variados temas. Jornais, revistas, páginas na internet e muita conversa boa ajudam a qualificar o repertório informativo. Ler regularmente faz a grande diferença.

> A articulação dos elementos estruturais da dissertação aos recursos textuais - ou seja, concatenar as ideias e ajustá-las ao formato dissertativo, modelo textual solicitado.


Ficará inseguro o candidato ao Enem que estiver sem noções sobre o tema, estrutura do texto dissertativo e emprego eficiente dos recursos textuais - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

Hoje à noite, quando retornar da minha jornada de aulas, divulgarei uma lista de temas e duas propostas para exercitar a redação; está interessado? Apareça e participe.  


Até a próxima!

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Parabéns! Vou divulgar no meu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Doralice! Como sempre você valorizando nosso trabalho, mas agora eu que indicarei no meu orkut e twitter este post, para os meus alunos que irão prestar o ENEM. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Franssinete e Miriam; a repercurssão de ideias contribuitivas amplia as nossas intenções. É o que eu denomino de orquestração em prol de resultados. Eu, em Curitiba, a Francinete, no Pará e a Miriam, lá em Jandaia do Sul. Juntas seremos sempre mais fortes e vitoriosas, não é mesmo? Abraço duplicado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails