As colegas professoras Miriam Fajardo, do Tribo da Leitura e a Helaine Balla, do Português é legal fazem ótimas postagens voltadas ao estudante do ensino médio, porque o treino à interpretação é o primeiro exercício que o candidato ao Enem deve trabalhar bastante; em seguida vem a natural exigência da escrita concatenada. As contribuições são feitas frequentemente na internet - e por inúmeros professores de redação, mas renovo aqui as advertências imprescindíveis ao candidato. Elaborar uma redação dissertativa requer a conjugação dessa dupla constituída pelo:
> Domínio temático - o que significa saber um mínimo acerca dos mais variados temas. Jornais, revistas, páginas na internet e muita conversa boa ajudam a qualificar o repertório informativo. Ler regularmente faz a grande diferença.
> A articulação dos elementos estruturais da dissertação aos recursos textuais - ou seja, concatenar as ideias e ajustá-las ao formato dissertativo, modelo textual solicitado.
Ficará inseguro o candidato ao Enem que estiver sem noções sobre o tema, estrutura do texto dissertativo e emprego eficiente dos recursos textuais - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010 |
Hoje à noite, quando retornar da minha jornada de aulas, divulgarei uma lista de temas e duas propostas para exercitar a redação; está interessado? Apareça e participe.
Até a próxima!
Excelente iniciativa. Parabéns! Vou divulgar no meu blog. Beijos.
ResponderExcluirObrigada, Doralice! Como sempre você valorizando nosso trabalho, mas agora eu que indicarei no meu orkut e twitter este post, para os meus alunos que irão prestar o ENEM. Bjs.
ResponderExcluirObrigada, Franssinete e Miriam; a repercurssão de ideias contribuitivas amplia as nossas intenções. É o que eu denomino de orquestração em prol de resultados. Eu, em Curitiba, a Francinete, no Pará e a Miriam, lá em Jandaia do Sul. Juntas seremos sempre mais fortes e vitoriosas, não é mesmo? Abraço duplicado.
ResponderExcluir