segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Adoro bolinhos de bacalhau - e você?

Já estou bem melhor dos problemas com o braço direito e, ontem, no finalzinho da tarde fui à cozinha colocar a mão na massa, mas do bolinho de bacalhau. Eu gosto muito dos que são feitos com a base nas sobras de arroz, no creme de jerimum ou com a mandioca, mas os de bacalhau, os de pirarucu e os de piracuí ganham a minha preferência, exatamente nessa ordem apreciativa - e você, gosta de bolinhos fritos?

Você pode nem acreditar, mas quando lembrei de fotografar os bolinhos a quantidade estava reduzida, ahahah... - Com a mão na massa, Curitiba, 31 de out. 2010

Contarei como faço os meus bolinhos de bacalhau - e se você tiver alguma dica para que fiquem mais gostosos, por favor, compartilhe. Adoro as dicas de quem entende do riscado.

Os meus passinhos estão aí, ó:

1- Reúna 300g de bacalhau desfiado para refogar (previamente desssalgado) com 1 cebola média, 1 dente de alho, meio maço de salsinha bem picadinhos e duas colheres de azeite de oliva.
2- Misture tudo com meio kg de batata inglesa cozida e amassada e acrescente 1 colher (de chá) de fermento em pó e 1 ovo; com a ajuda de uma colher ou das mãos transforme a massa em pasta bem compacta. Se ficar grudando nas mãos acrescente umas 4 colheres( de sopa) de farinha de trigo.
3- Forre uma bandeja com papel toalha e vá deitando ali os bolinhos(redondinhos ou com as pontinhas bem acentuadas); eu faço dos dois tipos, porque assim agrado a todos de casa, mas a minha mãe fritava porções dessa massa em colheradas. Ficam gostosos do mesmo jeito.
4- Coloque a  frigideira com óleo suficiente para fritar os bolinhos; vá regulando a chama do fogo para que eles fiquem bem douradinhos e não queimem.
5- Assim que estiverem prontos coloque-os em travessa forrada com papel toalha para que o excesso de óleo desapareça.

Cada um sabe como gosta... - Eu como os meus bolinhos com um pouco de molho de pimenta - e às vezes troco a salsinha pelo coentro - , mas é uma questão de gosto, porque a receita é básica. 

Glossário:
>pirarucu é um enorme peixe amazônico.
>piracuí é uma espécie de farinha, feita com a carne do acarí, um dos peixes muito apreciados, lá na região alenquerense e arredores.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Bom dia,Doralice!Amo bolinhos de bacalhau!com salsinha,nunca coentro.;)

    ResponderExcluir
  2. O coentro é um tempero muito apreciado pelos nortistas e nordestinos; ao trocar a salsinha pelo coentro sei que atravesso o corredor estreito da receita básica, mas adoro o sabor e o aroma que essa erva oferece à mistura.

    Com bolinhos de peixe, na sopa de feijão, na canja de galinha, no ensopado de camarão ou no refogado de siri ou caranguejo o coentro tem sempre a minha preferência, Bezinha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails