O número é impressionante: 4,6 milhões de inscritos no Enem 2010. Você é um dos candidatos? É pai, avô, tio, namorado, irmão, vizinho, amigo, mãe, avó, tia, irmã, namorada, amiga ou vizinha? Não importa a relação estabelecida com o candidato; no começo das tardes de sábado e de domingo você verá aglomerados de jovens nas ruas, no interior dos ônibus e na porta das escolas. São os candidatos a uma vaga no ensino superior; eles participarão da seleção feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
Requisitos imprescindíveis - Há anos acompanho o exame. Entendo do cardápio e dos ingredientes necessários à elaboração satisfatória da redação dissertativa; acompanhe as minhas dicas:
>É preciso mostrar conhecimento do tema - como é que você analisa algo se dele não conhece o básico?
>Considere a essencialidade de um planejamento; faça um rascunho.
>Articule em três partes a sua redação, assim, do jeito abaixo:
1- Elabore uma breve e objetiva apresentação do tema, ou seja, a introdução.
2- Amplie a exposição temática, o que significa buscar apoio nas estratégias da argumentação, quando poderá recorrer à exemplificação, à lista de motivos, às citações, aos dados numéricos, entre outras táticas de encaminhamento das ideias. É o momento da elaboração do desenvolvimento. Coloque intensidade, qualidade e concatenação informativa nesse tópico. É o coração do texto dissertativo; ele revela o seu conhecimento e a sua capacidade de expressar ideias com clareza.
3- Conclua a exposição; não esqueça de incluir aqui um indicador conclusivo geralmente apoiado nas conjunções que asseguram a finalização de uma exposição, ou seja, um "portanto', um "logo" , um "assim "ou "desse modo". A conclusão deverá estabelecer a coerência expositiva sobre o tema, anunciado lá na introdução.
Responda - É preciso treinar regularmente o modelo dissertativo, meu prezado estudante; pare para pensar e responda:
Quantas dissertações você regidiu, enquanto vinha se preparando para o Enem ?
Itens fundamentais - Treinar a redação dissertativa requer, entretanto, duas determinantes situações: manter-se bem informado sobre os temas e conhecer os elementos estruturais que formatam a dissertação. Muitos candidatos enfrentam a prova sem contar com essa dupla de requisitos, ao lado da inabilidade para escrever concatenadamente e empregar com acerto os recursos textuais. Lamentável.
Pergunte e tire as dúvidas - Você tem alguma pergunta sobre a feitura da redação dissertativa? Caso positivo, poderá deixá-la na caixa de comentários. Tentarei, diante do pouco tempo que nos resta, respondê-la, mas sugiro a leitura do excelente material disponibilizado pelo blog do Caderno Fovest , assim como os informes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, publicados na Gazeta do Povo.
Até a próxima!
Alí pelo Largo da Ordem
-
Ontem à tarde na região do Largo da Ordem, tem os que confraternizam, os
que abraçam, os que desenham, os que fazem um som e os que curtem isso...
Há 3 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário