quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Colegas professores: organizemos uma lista de temas para a redação do ENEM

O jornalismo centrado nos temas educacionais faz a sua parte: vai lá e bate na porta do MEC, entrevista o pessoal do INEP e articula informes objetivos ouvindo e reproduzindo declarações dos que entendem do riscado, mas cabe aos professores de redação a última palavra sobre a feitura do texto e palpites sobre os possíveis temas presentes no ENEM 2010. É a nossa área, mas a concertada rede de apoio entre os diversos profissionais leva adiante a prestação de serviço à educação. Adoro reconhecer essa espetacular conjunção profissional, prezado leitor.

Medidas simples como lavar as mãos, evitar água parada, entre outras, podem  prevenir e combater epidemias; podem também apontar referências temáticas à redação do Enem.  Curitiba, Praça Osório, set. 2010


O meu método - Para listar temas dissertativos, inclusive para o Enem, eu faço o seguinte: pego dois ou três jornais ou revistas diferentes e peço que os alunos anotem os temas, ali estampados através das manchetes. Após a feitura da lista sugiro que encontrem derivações dos temas. Quer um exemplo? Vamos lá:  pegue a Gazeta do Povo . O que você vê na edição de hoje? Uma série de temas, não é mesmo? Listemos alguns: saúde, política, esporte, violência, economia, preconceito, entre outros. Pois bem, agora tente estabelecer derivações dessas temáticas.

Os temas da redação do Enem estão nos jornais, nas revistas, na internet e na vida; basta saber olhar para encontrá-los- Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

E aí? - Imagino que a lista cresceu bastante, não é mesmo? Pois é assim que você deve pensar nos possíveis temas para a redação dissertativa, modelo textual que está na berlinda do Enem, há muitos anos.

Lista dos temas oficiais já explorados - Com a ajuda do UOL Educação será possível rever os últimos temas que estiveram nas propostas de redação do Enem; clique e acompanhe-os. Será uma ótima revisão.

Eu passo o ano inteirinho lendo dia e noite e fico, de fato, antenada com muitos assuntos, mas são os jornais, as revistas, os livros, as centenas de páginas na internet e a espetacular conversa boa que dá o suporte necessário ao que escrevo. Em menor proporção e responsabilidade o candidato do Enem também precisa manter-se bem informado, antenadão, caso contrário, como eu já ponderei em postagem anterior, irá encher linguiça e enrolar na redação, o que o corretor considerará inadmissível.

Os meus palpites - Já fiz uma lista bem grande de possíveis temas; acompanhe alguns:

>Atitudes saudáveis
>Preservação das florestas
>Inclusão digital
>Violência urbana
>Identidade nacional
>Prevenção e combate às doenças
>Solidariedade
>Justiça social
>Educação
>Bons exemplos

Outros palpites serão bem vindos!- Meus colegas professores de redação espalhados pelo Brasil afora poderiam aumentar a lista acima; basta que deixem as indicações temáticas na caixa de comentários. Mais tarde passarei aqui e transcreverei a colaboração, sem esquecer de citar a autoria, assim como link para os seus edublogs, tal como fiz em diversas postagens anteriores.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Sempre estou lendo o site da Editora Abril, que preparou fascículos para preparação dos candidatos ao Enem, chamado de "Curso Preparatório Enem e Vestibulares". Là existe uma lista de prováveis temas para 2010. Um deles creio ser provável: Os esportes no Brasil - Olimpíadas, Copa do Mundo.
    link: http://enem2010.guiadoestudante.abril.com.br/grupo-de-estudo/topico?id=972

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails