terça-feira, 2 de agosto de 2011

Menção à autoria faz parte da sua rotina, leitor?

Muitos aparecem aqui no blog para captar fotos de estudantes escrevendo, imagens de locais curitibanos, comandos para questões de propostas de texto, fotos de escolas, entre outros apoios visuais; todos são apontadas pelo sistema de busca, viabilizado pelo Google ou outros captadores a mim desconhecidos.

Fico aqui a imaginar se tais captadores mencionam a fonte dessa coleta de informações? É uma pergunta que faço constantemente.

Mencionar a fonte no resumo? É fundamental- Arq. pessoal
Ficaria muito grata se colegas professores de língua portuguesa, assim como os demais colegas de outras áreas, insistissem junto aos seus alunos a questão da menção à autoria.

Nas minhas aulas de redação, sobretudo quando trabalho o modelo Resumo, destaco a menção à fonte como requisito imprescindível à composição de um texto texto. Como resumir algo sem mencionar o fonte que disponibilizou as informações em reportagem, capítulo de livro, da fotografia avistada, daqueles dados infografados, do autor da charge, do veículo de mídia divulgador, a data da publicação, entre outros detalhes que contam a história daquela informação repassada de maneira objetiva?

Crianças e jovens, quando aprendem informações derivadas de atitudes exemplares têm diante de si o melhor. O famoso CtrlC e CtrlV acontecerá com a devida menção; será automático, resultado de aprendizado respeitoso. Quem dera o leitor, seja um desses pais, avós ou professores que estabelece coerência entre o que diz e faz. 

Como agirá um jovem, na hora de redigir um trabalho de pesquisa de qualquer nível escolar, que  não foi advertido, desde as primeiras séries, a mencionar a fonte das informações? Você já pensou no caso, leitor? O mau costume vai até à redação da monografia e alcança muitas vezes dissertações de mestrado e teses de doutorado. Lamentável. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails