domingo, 19 de junho de 2011

A Prefeitura Municipal e suas representações

Tomara que o leitor, especialmente se é interlocutor recente, tome o cuidado de ler um pouco sobre a minha pequena biografia, aí ao lado. Saberá que venho da Amazônia paraense, portanto não achará estranho encontrar tantas referências aos locais saudosos para mim. Hoje agrupo duas representações; começo com a Prefeitura Municipal de Belém. Acompanhe.

Traços, cores e registro histórico de Belém feitos pelo Sérgio Bastos
Observe as ilustrações, meu caro. Veja que elas tratam do mesmo tema: o imponente Palácio Antonio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. A foto que fiz, em rápida passagem pela capital paraense, funciona como um icone às lembranças mantidas sempre vivas e imunes ao esquecimento. Quanto à ilustração do meu amigo Sérgio Bastos, o leitor poderá melhor avaliar; sou suspeita, confesso, pois adoro as aquarelas que ele tem feito nos últimos tempos. Um dia... ainda espero que alguém lembre de saudar ao querido amigo como um legítimo Cidadão de Belém, uma vez que ele destaca com singeleza dos traços certeiros a cara da cidade, suas manhas, belezas e problemas.

Um dia, também, farei oficialmente uma pesquisa sobre os antigos palacetes governamentais ou sedes das prefeituras locais. Gosto muito do tema da arquitetura e as suas variações. Renderá uma ótima referência aos interessados, concorda comigo leitor? Estilo arquitônico, materiais empregados, funcionalidade dos espaços, custo, autoria do projeto, contextualização dos arredores à época da construção, entre outros interessantes aspectos que talvez expliquem o arrojo ou a pobreza do projeto, a função e a utilização desses espaços de poder e glória, mantidos com o dinheiro público.


A imponência da sede da Pref.de Belém contrasta com a satisfação do cidadão com o atual gestor - Arquivo pessoal, 2010
Diga lá !-  Você reúne alguma informação sobre a aparência da sede do governo municipal da cidade na qual reside, leitor? Será que poderia compartilhar comigo? Nome, fotos, críticas, dados arquitetônicos, etc. Adoraria receber informes sobre o tema. Tenho atualmente 110 seguidores, afora os leitores que visualizam a minha página; será que pelo menos dois ou três não estarão dispostos a compartilhar alguns dados comigo? Agradeço muito a colaboração.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails