sexta-feira, 24 de junho de 2011

É dia de S.João, minha gente!

O tempo das festas juninas está por um fio...Já participou ou promoveu uma festa, leitor? As preocupações com as consequências da fogueira ardendo e balões incendiários são procedentes, mas não deixe de organizar uma comemoração doméstica, caso contrário as nossas crianças nem conseguirão guardar informações precisas sobre o motivo desse festejo. Coitadas daquelas que residem nas áreas urbanas. Na maioria das vezes nem nas escolas elas têm uma típica festa junina, mas sim um arremedo folclórico. Estilizações e objetivos de arrecadação financeira descaracterizaram a comemoração, concorda comigo?

Ilustração: acervo blogueiro do Sérgio Bastos
A postagem de hoje será dedicada ao dia mais festeiro do mês de junho, pelo menos nas minhas boas lembranças. Está desanimado, leitor? Pois, então, anime-se. 

Olha pro céu, meu amor!
Veja como ele está lindo.
Olha pra aquele balão multicor
que lá no céu vem surgindo.

Foi numa noite igual a essa
que tu me deste teu coração
O céu estava azul em festa
Pois era noite de S. João
(....)

(Luiz Gonzaga e  José Fernandes, Olha pro céu, meu amor)

Fique com a letra e o vídeo do forró animador do Luiz Gonzaga e José Fernandes para registrar a passagem do dia 24 de junho. O  meu conterrâneo Fernando Jares explica detalhes sobre a tradição do banho cheiroso e  festejos de S. João (blog Pelas Ruas de Belém), feito com ervas compradas, ali no Ver-o-Peso ou nas feiras livres dos bairros. Veja que a simpatia estabelece e reproduz os vínculos culturais com as tradições dos colonizadores portugueses em mistura bem temperada com a herança étnica oferecida pelos indígenas e africanos. 


Saindo já, já um banho cheiroso. Imagem: do blog da Thais Quaresma

Vou sugerir à Prefeitura de Curitiba que organize para o próximo ano um Festival de Quadrilhas, animando ainda mais a passagem dos que prestigiam a Feira de Inverno, evento tradicional, ali na Praça Osório. Infelizmente não vejo nada por lá, exceto a conjugação dos verbos vender e comprar os produtos expostos. Os tempos no blog são de saudade e nostalgia, não tenho dúvida alguma, meu caro leitor, embora eu esteja atenta às contradições, dissipações entristecedoras e agregações culturais convenientes.

Quanto ao banho cheiroso...bem... pegarei um galho de Eucalípto, árvore comum aqui pelo bairro e o deixarei dentro do banheiro. Quando eu voltar da caminhada, no final da tardezinha, encararei um banho e o vapor do chuveiro ajudará a exalar o cheiro gostoso pela casa toda. Faça o mesmo, caso more aqui pelo Sul ou Sudeste. Será um banho cheiroso bem medicinal e agradável. Vá por mim.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails