sexta-feira, 24 de junho de 2011

Meu munguzá delicioso!

Imagens: arquivo do Google

Não recordo de qualquer mês de junho que eu não tenha tomado uma boa porção de munguzá(entenda como canjica, aqui no Sul e no Sudeste do Brasil), o que não é um problema para mim. Hoje, depois que voltei da caminhada e enfrentei o banho cheiroso de eucalipto, fiz uma boa porção de mingau de milho branco para matar a vontade. Peguei a minha cuia e fechei os olhos para juntar o gosto bom com a saudade dos junhos de outrora, quando estava em casa com minha mãe, irmãos e a atmosfera da minha saudosa Belém, no  meu distante Pará.

Diga lá! - Você gosta de munguzá/canjica? Sabe preparar a gostosura? Confira a minha receita; ela rende bastante, talvez umas 15 cuias (blog do BandeiraJr) ou porções em canecas, cumbucas ou copos. Aqui em casa rende bastante, uma vez que apenas eu gosto de mingau de milho branco.

> 500 g. de milho branco
> 1 vidro de leite de coco
> 1 lata de leite condensado
> 1 pauzinho de canela
> canela em pó para decorar

Como fazer?
> Lave o milho e coloque os grãos na panela de pressão;  acrescente água até cobri-los bem.
> Após 20 minutos, desligue o fogo. Deixe tudo reservado.
> Quando esfriar retire mais ou menos 1/3 do conteúdo dos grãos e leve ao liquidificador  com dois copos de água ou leite para criar uma pasta cremosa.
> Junte a pasta ao restante dos grãos; despeje o leite de coco e o leite condensado.
> Mexa bem.
> Ligue o fogo e deixe o mingau esquentar.
> Prove; há quem goste mais doce. Acrescente acúcar ou mais leite condensado.

Sirva na cuia, se puder; não esqueça de enfeitar as porções de munguzá com canela em pó!  

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails