quinta-feira, 23 de junho de 2011

Variações sobre o mesmo tema: o clima

Saiba o leitor de que um pouco depois do almoço de um desses dias eu trocava ideias pela internet com o meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos. Conversa amigável é para mim uma daquelas pedidas intransferíveis. 
De um lado o rio, do outro, Belém- A foto é do Sérgio Bastos

Eu falava com o meu amigo sobre as mutações do tempo em Curitiba. Aludia à manhã que eu presenciara. Meu Deus! A visão tinha sido de pura neblina; mal dava para ver a minha filha atravessando a rua a caminho da estação-tubo da Praça da Ucrânia, enquanto naquela hora, após o almoço, um céu azul, azul, lindo, lindo e lindo parecia premiar a nossa permanência na capital curitibana. Caprichos do tempo e clima, não é mesmo, leitor?

Como está a nossa Belém? - Eu perguntei. O Sérgio respondeu: bem linda, ensolarada! Logo emendei: Tens uma foto, meu amigo? Ele, de imediato: Tenho. Uma do Ver-o-Rio, serve?

É claro que serve, não é mesmo, leitor?

Olhe a dupla querida - Juntei os dois panoramas queridos: a minha saudosa Belém e a querida Curitiba.

Uma manhã envolta em neblina por volta das 7:00h - Mercês, Curitiba, arquivo pessoal


Para enriquecer mais ainda o presente naquele dia, eis que o o querido @migo e fotógrafo Breno Peck envia uma gravação do que se ouvia nos arredores da Cidade Velha, lá pelas bandas da Catedral da Sé. Um verdadeiro presente trazido pelas mãos ágeis da internet. Fiquei feliz. Compartilhar tamanha alegria é um prazer, caro leitor. Faça um passeio visual e auditivo comigo. Olhe demoradamente as imagens e ouça os ruídos de Belém, lá no Pará.

Tarde com céu azul, azul em Curitiba - Mercês, arquivo pessoal

Agora veja uma amostra do tempo em Curitiba, exatamente no meio de uma dessas tarde ensolaradas e céu sem nuvens escuras . Se você olhasse apenas a  foto da manhã envolta em neblina, talvez concluisse impressão apressada sobre a cidade.

Aqui, caro leitor,  as estações acontecem no mesmo dia. Acredite; caso duvide, venha comprovar qualquer dia desses ou fique atento ao que indica o microblog do Simepar. Agora no recesso escolar de julho, por exemplo; venha apreciar o inverno típico curitibano e acompanhar as variações sobre o mesmo tema climático. Com certeza sairá com muitas histórias sobre a capital paranaense e suas mudanças da estação em um mesmo dia. A mínima de hoje para Curitiba? 13ºC . A máxima? 24ºC.

Hoje, bem no início do feriadão, amanhecemos com o céu nublado e tempo frio, mas não será surpresa se repentinamente, após uma chuva fina ou grossa, o Sol despontar e iluminar tudo como se estivéssemos em pleno Verão nortista. Saiba que para a maioria dos curitibanos o tempo está agradável. A adjetivação, portanto, é subjetiva; requer indiscutivelmente parâmetros numéricos e  a experiência  de convívio com outras regiões brasileiras, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails