domingo, 1 de maio de 2011

Trabalhar: verbo a exigir complementos

Trabalho - 1- Aplicação das forças e faculdades humanas para obter determinado fim.  2- Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessário à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.  3- Trabalho(?) remuneração ou assalariado; serviço, emprego.  4- Local onde se exerce essa atividade.  5- Qualquer obra realizada.  6- Lida, labuta.
(Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda - Miniaurelio Século XXI Escolar - Nova Fronteira)


Reconhecer com justiça o esforço laborativo é uma virtude humana- Cena em Curitiba, bairro Mercês, arquivo pessoal

Trabalhar, apesar das acepções verbais acima, tem constituído tarefa subjetiva para alguns; eu, por exemplo, sou trabalhadora do ensino, mas autônoma, categoria da qual guardo bastante orgulho, mas não menor preocupação com os dias de baixa demanda. 

Diferentes modos de trabalhar - Meus esforços para intermediar conteúdos, corrigir textos e produzi-los acontecem voluntariamente a qualquer dia e hora, bem diferente da maioria dos meus colegas professores, com as folgas garantidas pelas leis trabalhistas. Sou trabalhadora do ensino; a minha ferramenta é a palavra, amparada pelo idioma nacional. E você, caro leitor? Qual é a sua área de trabalho? Qual é a sua função no mundo do atividade remunerada e amparada pelas vinculadas leis? Está feliz e satisfeito?

A minha saudação  -  Aos que exercem as suas funções laborativas na sociedade, tanto no do quadro da autonomia ou da vinculação corporativa, os meus votos de saúde, aprimoramento funcional e lucidez social, porque a vitalidade da estrutura fisíca e mental é a mola propulsora às grandes conquistas, mas sem a competência técnica e a clareza para identificar a justa remuneração e as incoerências das fontes empregatícias, a vida do trabalhador, embora amparada pelas  leis, sofre as emanações da ganância e do intolerável desrespeito ao ser humano.  

A complementação desejada -  A Gramática aponta que trabalhar é um verbo intransitivo, ou seja, não exige complementos. Em si ele carrega o sentido exato, mas na prática são inegáveis as condições justas de trabalho, portanto, a presença de complementos necessários à atividade laboriosa devem ser identificados, sempre; o trabalhador consciente e o empregador coerente e justo conhecem muito bem as interferências, as explorações que inviabilizam a satisfação mútua.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Colocação interessante, Profa.
    O fato do verbo ser intransitivo não deve servir de pretexto para quem não gosta de trabalhar. Me lembrou um antigo slogan do governo do Paraná, se não me engano da década de 80, "Paraná, aqui se trabalha", que foi objeto de brincadeira em uma análise sintática para descobrir o sujeito da oração. Fiquei sabendo que em Ourinhos, SP, divisa com o Paraná (onde havia uma placa com o tal "slogan"), do outro lado da ponte,foi colocada uma placa com os seguintes dizeres "São Paulo, aqui também", mas não sei se isso não foi uma "lenda urbana".

    ResponderExcluir
  2. Alegro-me com a sua percepção, Adhemar; cheguei a pensar que seria mais uma postagem editada sem a pressuposta atenção interpretativa do leitor.

    Eu não conhecia o relato acima; é bem curioso. Obrigada pelo compartilhamento, prezado leitor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails