terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Enem e Sisu? Acompanhamos mais uma...

Eu já tinha prometido ficar de fora, mas não consegui, porque as trapalhadas e a zanga que o Enem e o Sisu andam provocando nos estudantes não podem ser desconsideradas pelos que trabalham com a educação, assim como pelos pais e responsáveis pelos jovens, inscritos nesse exame nacional muito pretensioso. A prova do que advirto? Acompanhe os comentários feitos pela dupla aqui:  Marcela Gonçalves (participante do Enem 2010) e a Tatiana Duarte (jornalista e também participante do Enem 2009). Elas pontuam questões preocupantes centradas no dito e não feito, no declarado e não encontrado. Coisa séria.

Análise urgente! - Além da lentidão no processo de inscrição no Sisu e a demissão do presidente do Inep uma análise estrutural do exame precisa ser feita sem paixão partidária ou oportunismo corporativo. Foi muito apressada a implantação do modelo seletivo com esse insatisfatório caráter nacional, minha gente. Avistar as falhas (UOL Educação, 18 de jan.2011) tem sido uma constatação, mas...


A ilustração é uma das diversas do cartunista Waldez


Sugestões - Jornais e revistas precisam ouvir especialistas no assunto e estender a reflexão, porém devem desviar dos que têm qualquer relação com a organização do Enem ou são subordinados aos órgãos governamentais. A razão é óbvia: qualquer crítica, mesmo construtiva, será munição ao costumeiro rol de retaliações. Ouvir em off pode ser uma alternativa. O leitor, envolvido com o exame direta ou indiretamente, será o grande beneficiado e os participantes do Enem serão mais entendidos, quando esbravejam e reclamam justificadamente.

O MEC disponibilizou um telefone para contato: 0800-61-61-61. Boa sorte; se conseguir ser atendido, conte aqui a novidade.

 Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ainda não consegui fazer a inscrição...estou o dia todo tentando...a minha paciência já está se esgotando e os nervos no auge de uma explosão...

    ResponderExcluir
  2. Lamento que você e milhares de estudantes tenham que passar por tamanha aflição, Marcella; desejo-lhe boa sorte nas próximas tentativas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails