segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Algumas curiosidades sobre construções escolares e educação

Tenho especial interesse sobre a história das construções escolares e hoje reuni algumas perguntas para dividir com você, prezado leitor. Eu não sei a maioria das respostas, mas se você está disposto a conversar sobre os motivos pelos quais elas provocam a curiosidade, por favor, não hesite em trocar ideias comigo.

Inúmeros detalhes - As imagens em destaque são meramente ilustrativas; tenho outras que ressaltam aspectos determinados, por exemplo, o modelo arquitetônico ou o descuido com a aparência externa e ainda a ausência ou presença de ajardinamento e alguma preocupação com o paisagismo regional, além da perspectiva do material de boa ou má qualidade empregado na construção.  Muitas pessoas não costumam observar atentamente os prédios escolares públicos, talvez porque estejam distanciadas das reflexões sobre o emprego do dinheiro entregue aos governos municipais e estaduais para que construam, conservem e qualifiquem o bem-estar das crianças e jovens abrigados na construção escolar. É um aprendizado, eu garanto.


O centenário Instituto de Educação do Pará estava sob pintura externa; fiz questão de fotografar o belo exemplo de arquitetura escolar-  Belém, out. 2010


1- Quem é o secretário municipal/estadual da educação no seu município ou estado?
2- Quem autoriza a construção de uma escola pública no município?
3- Será que o projeto de construção passou por uma licitação?
4- O que é levado em consideração na hora da construção de uma escola municipal ou estadual?
5-Por que as reformas nas escolas acontecem sempre no início do período letivo e não durante o recesso escolar das férias?
6-Por que algumas escolas têm aparência externa melhor do que outras? O que determina a falta de cuidados com o edifício escolar?
7- Por que algumas escolas têm ar de abandono?
8- Por que nem todas as escolas têm um jardim ou área de convivência sob um arvoredo regional?
9- Interessa às secretarias educacionais municipais e estaduais um estudo sobre a relação entre arquitetura e educação?
10- Será que o prefeito e o governador têm explicações para as contradições das administrações escolares nos bairros e municípios dentro das suas abrangências?
11- Será que vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governadores matriculariam seus filhos nas escolas públicas?
12- Você estudou em escola pública? As lembranças que guarda do prédio escolar são agradáveis?
13-  Você costuma observar as construções escolares públicas no seu trajeto de casa ao trabalho? Poderia detalhar o que avista? Recorda-se do nome dessas escolas?


Fiz um passeio pelo bairro Jardim das Américas e encontrei a escola acima com a aparência externa bem cuidada; por que outras não conseguem? Curitiba, 9 nov. 2010


Pesquisa interativa -  Seu pudesse pesquisar formalmente asseguro que levaria adiante as questões acima; tenho certeza de que o leitor gostaria de saber as respostas ao grupo de curiosidades arroladas. Tenho aqui muitas hipóteses, mas ainda é pouco do muito que eu me pergunto, mas agora tive uma ideia: transformarei as questões acima em postagens individuais. O que acha?


Os cuidados com a manutenção, a linha de construção utilizada, o espaço externo destinado à convivência são alguns pontos a observar no edifício escolar - Curitiba, set. 2010

Olhar atento - Com a interação contribuitiva do leitor  as próximas postagens sobre o tema ficarão certamente enriquecidas. Interaja; traga informações do seu município. Tenho certeza de que avista escolas públicas aí na cidade onde reside. Olhe para todas e não apenas para as bem bonitas e externamente bem conservadas. Uma leitura vertical das  postagens sobre o tema possibilitará ao leitor a comprovação das minhas advertências quanto ao quesito aparência do edifício escolar no rol de itens da oferta das boas condições da educação pública.

Até a próxima!

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