domingo, 16 de janeiro de 2011

Tragédias ambientais e a providencial solidariedade

A linda manhã ensolarada em Curitiba destoa com as notícias entristecedoras do que acontece na região serrana do Rio de Janeiro. Eu quero agir em favor dos que não podem usufruir nem do básico, tal como o conforto para fazer a higiene, deitar a cabeça no travesseiro e acordar com tranquilidade, ir à cozinha e preparar o café matinal e olhar a paisagem em volta com alegria, mas os limites da mobilidade para ajudar são intensos. Posso, entretanto, fazer uma doação, dento das minhas possibilidades, em produtos de higiene e outros não perecíveis e levá-los ali no Hospital da Cruz Vermelha, que fica próximo da minha casa. É pouco, mas pode ajudar a alguém necessitado. 

Ilustração obtida no AndançasVagarosas
Sem ajuizamentos levianos - Viver do outro lado e imaginar o sofrimento sem fazer qualquer demagogia à desgraça alheia exige uma dose intensa de humildade. Dificuldades podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer região do Brasil e do mundo. 

Estender a mão e ajudar - As experiências com as tragédias naturais no território brasileiro colocam na nossa mesa do café a necessária solidariedade. Façamos alguma coisa, prezado leitor. Reunamos os parentes, os vizinhos e amigos e exemplifiquemos às crianças e jovens o poder da ajuda humanitária. A vida dá umas voltas estranhas; nunca saberemos quando será a nossa vez de experimentar a carência do básico. Observemos a força da imagem ilustrativa; juntos seremos sempre mais fortes em qualquer situação.

Banquete diário - Café com leite bem quentinho, almoço logo mais no prato, água limpa para beber e tomar banho, trânsito descontraído pela casa e um panorama festivo da natureza? Sim. Aqui em casa e no bairro percebo que há um ordenamento comovente e satisfatório. Infelizmente... as vítimas da região serrana, iguais a todas as vítimas das tragédias ambientais, não dispõem desse pequeno e significativo banquete. É hora de ajudar; vamos?

Sugestão - Quanto às críticas derivadas da omissão política e irresponsabilidades ambientais a imprensa tem para si um grande trabalho. Acompanhemos os noticiosos que buscam os esclarecimentos e não o espetáculo obtido com os tristes acontecimentos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails