terça-feira, 18 de janeiro de 2011

No Verão não falta trabalho ao jardineiro

Bom dia, leitor! Quer saber uma pequena história sobre a oferta e a procura? Ontem, lá pelo finalzinho da tarde, eu e minha filha fomos até ao pé da amoreira, mas não foi para colher as deliciosas amoras, uma vez que não é época de frutos madurinhos, mas sim para podar os galhos da pequena árvore que fica no jardim de casa. Não foi uma tarefa fácil, porque não tenho aquela tesoura própria para cortar galhos ou aparar a grama.

Aflição encerrada -Alternamos a subida na escada e nos penduramos nas pontas dos galhos para cortá-los com uma faca bem grande que tenho em casa, mas conseguimos tirar os maiores ramos, pois eles já alcançavam a fiação elétrica. Agora, felizmente, não ficarei mais tão aflita com a ventania que aparece acompanhando a chuva no verão curitibano. Ela sempre fazia os galhos se misturarem aos fios.

Com a frequência da chuva no Verão a poda das espécies verdes é uma necessidade; minha amoreira e primavera são exigentes - Arquivo pessoal, 2010

Entenda melhor - O leitor talvez fique a se perguntar: mas por que você não chamou um jardineiro ou alguém que entenda do riscado? Pois é, meu caro, eu fiquei durante muitos dias a procura do Seu Vicente, o jardineiro que mensalmente apara a grama e poda os galhos da amoreira e da primavera, duas espécies que aqui se desenvolvem, mas ele estava viajando. Quando, finalmente, consegui espaço para uma breve conversa ao telefone ele veio com essa:

- Ahahahahah....professora, estou com muito trabalho. Não vai dar agora. - Diante da minha necessidade eu insisti :
- Nem no sábado? Os galhos da amoreira já estão grandes. Quando venta e chove eles se enroscam nos fios ...- ele interrompeu a minha súplica e disse:
- Não sei não, não tenho como marcar um dia. Tenho muito trabalho agora! - Sem sucesso no meu propósito agradeci e desliguei. O resto da história o leitor já sabe.

Conclusão -  Vamos à lista? Aceito ajuda, prezado leitor.

> Podar galhos de árvores e aparar a grama é um serviço de grande demanda; vale a pena investir na compra de uma máquina destinada a essa finalidade.

No céu curitibano as nuvens escuras são constantes em pleno Verão; as plantas se desenvolvem e há trabalho em abundância aos jardineiros - Arquivo pessoal, 2010

Exemplo rentável - Há quem precise de ajuda para aparar grama e cortar galhos das árvores, portanto se o que é comum ver nos filmes - o garoto que apara a grama dos vizinhos e junta um bom dinheirinho - se levado à risca aqui daria para um jovem ou qualquer pessoa não ficar sem um ganho remunerado. Cada vez que chamo o jardineiro para aparar a grama - o meu jardim é bem pequeno! - o serviço custa R$30,00. Para cortar os galhos?Hum..., ai depende... como costuma declarar o Seu Vicente. É ...depende mesmo.

Interaja - Na sua casa há necessidade de um jardineiro para a poda das espécies verdes e grama no jardim? Você mesmo coloca a mão na tesoura ou na máquina de aparar a grama? Sei que alguns dos meus leitores moram em casa e conservam jardins e quintais; adoraria ler as observações que eventualmente possam deixar na caixa de comentários. O convite vai bem certeiro ao Adhemar e ao ao Valdir

Até a próxima!

2 comentários:

  1. O Seu Vicente tá cheio de graça, hein!? Sem tempo e etc..
    Bem aqui em casa sou eu mesmo ou minha esposa que fazemos a jardinagem. Temos um jardim pequeno no lado de dentro do quintal da frente e uma floreira no muro.
    Pelo lado de fora, há o que chamam de 'cerca viva', aquele tradicional arbusto usado para proteger o muro e enfeitar se for bem podado. Antes até chamávamos o jardineiro. Mas ele, tal qual o Seu Vicente, começou a não ter mais tempo na agenda para vir aqui. Então perdeu oportunidade. E como na infância eu já fazia isso para ganhar uns trocados, faço agora com o maior prazer.

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha...

    O pior é que o jardineiro não "está cheio de graça", Fabio. Ele vive cheio de trabalho com a poda da grama e arranjos em jardins; sustenta a família há anos.

    Fiquei feliz ao saber a tua história de menino que podava a grama para ganhar alguns trocados, além de ficar igualmente contente pelas revelações, tais como; moras em casa e com a tua esposa costumam limpar o jardim. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails