sábado, 11 de dezembro de 2010

A passarinhada que acorda o Brasil

Encimados nas palmeiras e espécies diversas os bem-te-vis travam um duelo sonoro com o sino da igreja e  e o vai-e-vai dos carros que circulam pela praça e ruas - Belém, Largo da Trindade, agosto, 2010
Quando estou em Belém, em visita familiar, o ruído matinal vem dos bandos de bem-te-vis pousados no arvoredo do Largo da Trindade, além daquele vai-e-vai dos carros que descem a Av. Tamandaré, conhecida pela zoada urbana, na capital paraense.

Quando estou em Campinas, também em visita familiar, uma cantoria animada das andorinhas, no alto do  bairro do Taquaral, corta o silêncio da área nesse município paulista.

As enfileiradas sibipurunas abrigam a passarinhada de bem-te-vis e quero-queros logo de manhãzinha - Curitiba, Rua Marcelino Champagnat, Mercês, dez. 2010

Em Curitiba- Quando estou em casa, é com o canto dos bem-te-vis e quero-queros que acordo. Pousados nos galhos do arvoredo não apenas da rua, mas na altiva amoreira do meu jardinzinho, eles parecem disputar meus ouvidos, mas o vrum-vrum -vrum dos carros e do Ligeirinho que desce a toda pela Marcelino Champagnat, aqui no Mercês, espanta a cantoria, pois ensurdece tudo. Ainda bem que a intermitência é variada.
 
A proximidade ao Parque Taquaral empresta à residência familiar campineira a cantoria matinal das andorinhas, entre outros pássaros da região- Campinas, set. 2010
Interaja -  Quais os ruídos que você encontra ao despertar? Espalhado pelo Paraná e pelo Brasil afora, o interlocutor do Na Mira bem poderia relatar as características sonoras do seu despertar. Posso contar com você, meu caro leitor?

Os registros fotográficos que fiz estão dispostos aleatoriamente para que você também leia as informações das legendas, independente da localização  que conquistam na página.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails