sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mãe? Eu quero brocólis! Pai? Eu quero ler!

É notícia escancarada nos jornais e revistas da semana - o estudante brasileiro não lê com desenvoltura -, mas eu nem preciso de qualquer pesquisa oficial para comprovar o nível insatisfatório de leitura estudantil na pátria querida; recebo vestibulandos ano, após ano - e poucos são os jovens que leem com desenvoltura. É fato. Eles não estão no ensino fundamental; estão no último ano do ensino médio ou são egressos dessa etapa escolar, portanto, a pesquisa apenas fortalece o que as evidências fazem sobressair.

A minha porta está aberta aos interessados- Não posso ficar triste totalmente , quando confiro na minha frente esse quadro entristecedor da realidade nacional. Quem não mantém leitura constante e nem escreve com segurança e desenvoltura aparece no meu curso de redação. É o meu público- alvo. Raros são os vestibulandos que chegam com autonomia na leitura e na escrita em língua portuguesa. Falta o costume; o hábito não foi consolidado. Não há gosto e nem prazer na leitura.



Um cardápio diário de leituras é como um cardápío alimentar regular na vida do estudante; se a família não oferece, a escola ignora, ui, ai, ai...  - Encontros Marcados com a Redação,  dez. 2010

O exemplo convincente - Com raras exceções os estudantes não aproveitam as 15 aulas ou Encontros Marcados com a Redação, denominação que reveste de sentido as minhas conversas regadas a muita leitura e escrita abundante. Apenas os que chegam com problemas de ordem diversa, herdados com a preguiça escolar, indisciplina ou a falta de objetivos, inclusive na vida, não absorvem a totalidade dos benefícios. Os demais, pagam para ler e escrever sob o meu comando, portanto, entram na linha, bem direitinho. A prova de redação não lhes assombará mais, depois das cinco primeiras aulas. O cardápio de leitura lhes é servido a cada encontro; eu lhes ensino com o exemplo o prazer de abrir um jornal, examinar atentamente uma revista,  atravessar a porta e visitar bibliotecas, interagir com as colunas dos leitores e ver seus textos publicados nos jornais e revistas, uma vez que escrevem concatenando ideias. Eles descobrem, finalmente, a funcionalidade da leitura e da escrita. O panorama muda.


As informações absorvidas com a leitura alimentam a escrita; as redações dos nossos estudantes são anêmicas, insossas, mal elaboradas e desconectadas às exigências das propostas. Reviso o cardápio nos Encontros Marcados com a Redação


A gênese da intervenção eficiente - Melhorar o nível da leitura exige exemplo em casa, na escola, na sociedade em geral. Bibliotecas escolares, especialmente as públicas, com acervo enriquecido permanentemente, hábitos de ler impressos em casa e uma política no mercado de trabalho que exija autonomia com a  leitura&redação fazem o serviço exemplar pelo país. Mas quem quer apostar nesse grupo concertado de ações, hein? As escolas públicas? As secretarias municipais e estaduais?Os prefeitos? Os governadores? Hum... será que eles costumam ler? O que leem? Conseguiriam dar o bom exemplo? Du-vi-do. 

Um país de leitores? - Um sonho que será alcançado certamente quando o ato de ler estiver na pauta das ações diárias da família e da administração pública escolar. Família que dispõe de impressos - livros, revistas e jornais- e mantém a conexão ilimitada com as fontes da informação somada às ações da administração pública voltadas à disseminação da leitura formará uma dupla espetacular. No caso da ausência das boas condições da família, diante das carências e justificativas para não ler, a administração pública escolar assumirá o compromisso. Basta selecionar competentes profissionais do ensino e remunerá-los condignamente, manter bibliotecas em pleno funcionamento, sem esquecer de prover um acervo com muitos títulos do mesmo livro, bibliotecários administrando ações internas, auxiliares capacitados e horários aumentados, inclusive nos finais de semana.  Uma maravilha, as providências necessárias.

A pesquisa com o resultado do PISA - o Programa Internacional de Avaliação de Alunos - chegou aos jornais; o leitor competente ficou escandalizado, mas tudo permanece igual. A página já está virada. Sabe por quê? Ora, porque quando o problema é de todos, não é meu, nem seu, é nosso, a situação compromete. A maioria deserta. É prática comum no Brasil delegar as ações, mas será necessário agir em grupo, caso contrário, outros Tiriricas serão alçados à vida política - e do jeito como o vale-tudo é prestigiado eu temo muitos clones desse naipe. Uma tristeza. Veja aqui um excelente mapeamento da situação  em   Copa do mundo da educação: o Brasil no grupo do rebaixamento, no blog do Marcelo Tas.

O leitor desculpe a brincadeira que fiz hoje com o título da postagem; pensei em chamar a sua atenção, porque nem todos apreciam a delícia do brocólis e também da espetacular leitura.  É preciso experimentá- los de várias maneiras para lhes descobrir as virtudes e os benefícios, não é mesmo?

Até a próxima!

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