terça-feira, 19 de outubro de 2010

Você já visitou uma Tapiocaria?

O leitor ou a leitora talvez nunca tenha ido a uma Tapiocaria - um lugar onde a tapioca, ou tapioquinha, é feita com arte e rapidez  simultaneamente em várias banquinhas. Pois bem, lá na Praça da Matriz, em Mosqueiro, ilha fluvial paraense, você encontrará a melhor do ramo, ou a mais festejada e frequentada. Quando estive lá recentemente ficava pensando em dois queridos blogueiros de gastronomia: o Marcelo Katsuki e a Cilmara. Eles certamente apreciariam tudo, porque a Tapiocaria não se compara ao comum das banquinhas esforçadas aqui do Sul e Sudeste. O componente regional é a diferença; lá a tapioqueira é profissional. 

No centro da Praça da N. S. do Ó a movimentada Tapiocaria faz o desfrute dos que acorrem à ilha nos finais de semana ou temporadas de veraneio - Ilha do Mosqueiro, no Pará, 8 de out. 2010


Acompanhada de um café com (ou sem) leite a melhor tapioca chegará às suas mãos num instantezinho! É só pedir, pagar e saborear!  Os recheios são variados e vão do doce ao salgado. Eu prefiro as que saem da frigideira e são lambuzadas com uma camada generosa de manteiga ou as que recebem uma camada de coco fresco ralado. Lembrando bem, caríssimo: melhor do que essas apenas as lá de casa (na foto aí embaixo), feitas sob os olhares de súplicas para que cheguem logo ao pratinho.


As deliciosas tapioquinhas, feitas do amido da mandioca, transformam o café familiar em momento inesquecível
Não sei quem inventou as tapioquinhas; talvez uma dona de casa muito prendada ou pesquisadora da gastronomia paraense saiba a resposta, mas quem as criou deverá receber as bençãos de todos, porque junto com um café bem quentinho são delícias comparáveis talvez a uma fatia de bolo de macaxeira ou a outra com bagos de milho verde ou quem sabe uma da tradicional canjica? Com essas opções em cima da mesa eu não tenho escolha: como um pouco de cada e estamos conversados, não é mesmo, leitor? 

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Faz isso não Doralice, assim você mata os leitores de vontade.

    Nunca comi tapioca, mas essa foto está muito suculenta! Eles não enviam via sedex não? rsrsrs.

    Ótima postagem.

    Abração,

    Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah...; muita gente já aprendeu a "tapiocar", Bruno. Faça uma busca ai na sua cidade e encontrará alguém que pega a goma(o amido da mandioca umedecido) e faz gostosas tapioquinhas.

    A foto realmente ficou deliciosamente provocativa- e as tapiocas muito gostosas; eu garanto!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails