quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conte outra história real, leitor!

Ontem eu conversava com alguns amigos sobre a necessidade da inclusão digital estudantil, mas lembrava, igualmente, do quanto ainda são fortes e preocupantes outras necessidades, tais como a de comerum lugar para morar, ter um emprego digno, contar com a boa escola pública, desfrutar de amparo à saúde, certeza de segurança, afeto e de oportunidades de lazer.


Veja a fachada da biblioteca da EE de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco; é o lugar que abrigou a menina escolar que eu fui outrora. Gostaria de poder avistar as condições atuais do acervo e as impressões que têm os estudantes sobre esse espaço de leitura. Alguém aí em Belém pode ajudar? - Arquitetura & Educação, out. 2010

Diga lá se é ou não - Para quem é usuário das redes sociais e desfruta das inúmeras oportunidades oferecidas, não há qualquer dúvida, a exclusão digital é uma condição perversa, concorda comigo, prezado leitor? Aos que leem, no entanto, há sempre uma porta aberta espetacular à vida de progressos, não tenho dúvida.

É fato -  Eu tenho um aluno, apenas um, que não dispõe de computador em casa - e o da escola "não chega para todos", ele afirma entristecido. É um rapazola brilhante, dos seus 13 anos e está matriculado na sétima série de uma escola pública aqui em Curitiba, mais exatamente na Escola Estadual Jardim Ipê. Um dia conversando com  a mãe dele descobri que poderia auxiliá-lo e hoje ele é convidado especial do meu curso de redação.  Examine o que o estudante mencionado acima escreveu, quando solicitei a todos que expressassem as suas preferências de leitura:
Costumeiramente levo o meu computador para a sala de aula; há quem jamais tenha colocado os dedos sobre o teclado digital conectado, mesmo que os gestores públicos assegurem o contrário - Curitiba, 2010

" Prefiro livros de aventuras por causa dos tipos de emoções que o o livro conta e pelas características dos personagens(lugares remotos, animais surpreendentes e as pessoas correndo grande risco de vida) e também você se  imagina naquele tipo de lugar, portanto, eu leio, prefiro e recomendo esse tipo de livro, especialmente do autor Júlio Verne."

Compare - Agora veja  a dupla de comentários abaixo; são de adolescentes de escolas particulares de Curitiba e ambos têm computador conectado livremente em casa, assim como atividades informatizadas na escola.

A oportunidade de acesso às bibliotecas públicas, de aquisição de impressos, de inclusão digital  e um projeto ativo da melhoria educacional fariam desaparecer a queixa da inabilidade com a leitura e a escrita entre brasileiros de todas as regiões, Curitiba, 2010


" Acho que os livros de suspense podem ser um meio de entrar no universo dos livros. Eu também acho que livros que viraram filmes de ação e suspense é um bom modo de começar a ler, principalmente se  você lê os livros de Julio Verne ou da série Harry Potter."


"O gênero textual que eu mais gosto de ler é de comédia, pois é um tipo de livro que não dá para ficar entediado, ele diverte o leitor e quando começa a ler não quer mais parar.
Os textos de comédia, além de divertir, entusiasmar e alegrar o leitor contam histórias de diferentes personagens como por exemplo o livro " Diário de um banana"."


Mais bibliotecas e intermediadores de leitura- Colocar uma criança ou jovem na frente de um computador é lhes abrir horizontes digitais incalculáveis, mas lhes preencher as mãos com livros, levá-los às bibliotecas, livrarias e sebos aumentará o prazer de ler; o triste é, entretanto, saber que no discurso político e nas ações educativas o acompanhamento às necessidades dos escolares nem sempre são atendidas, especialmente na educação pública fundamental.

Aos que leem as portas estão sempre abertas; atravessar as barreiras geográficas ou digitais é apenas uma questão de vontade, oportunidade e projeto escolar objetivo bem amparado - Retrato da minha passagem estudantil, Biblioteca Central Cesar Lattes, Unicamp, 2010

Vislumbre o quadro - Imagine se o garoto que não dispõe de computador em casa, mas é constantemente incentivado pela sua mãe a ler,  pudesse acessar um site com livros inteiramente disponíveis, tal como a dica do Livros e Afins, do Alessandro Martins compartilhou conosco - ou se a biblioteca da escola desse estudante, ali no Jardim Ipê, realmente funcionasse?


Pense comigo se... - Eu nem sei o que seria de mim atualmente se eu fosse hoje a menina sem recursos e sempre matriculada na escola pública, sem as bibliotecas que me ampararam a vida escolar e a família que acreditava na educação como meio para todos os fins. Nem sei também se eu estaria aqui, escrevendo a todo vapor nesta página, se uma loja de Campinas(SP) não tivesse facilitado a compra do meu primeiro computador em longas 24 prestações, pagas com as aulas que vendo aos interessados. Esta professora duvida continuadamente do discurso político e dessa conversa nauseante de quem não conhece a realidade, especialmente da ignorância acerca dos limites impostos aos que vivem à margem do destaque - e você?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Leitura e, hoje, computador, são fundamentais. Mas a boa leitura ainda pode fazer muito mais por um estudante do que o computador, que perde muito de seu potencial quando o interesse pelo conhecimento ainda não foi despertado.

    Uma boa escola faz toda a diferença.
    Aos muito bons, que seriam bons de qualquer jeito, torna ainda melhores, abre portas mais rapidamente. Aos menos dotados, ou comuns, entre os quais eu sempre estive, seria a oportunidade de uma verdadeira elevação.

    O maior desafio da escola pública, hoje, é despertar e manter o interesse de alunos sem muitas perspectivas além do ensino médio.
    Mostrar a utilidade, semear a vontade de aprender, crescer, entender o mundo... Existem escolas que fazem isso? Não creio. Isso, quando é conseguido, deve-se sobretudo ao trabalho individual e generoso de uma boa professora (digo boa, e professora, porque, sinceramente, no ensino básico, ainda é bem menor o número de professores, penso).

    ResponderExcluir
  2. Faço das suas as minhas palavras,Alex; suas contribuições são muito interessantes e, justamente, porque são reflexivas e assentadas em experiências menor ou maior com os temas aqui tratados. Tenho sorte em tê-lo como interlocutor na página.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails