sábado, 23 de outubro de 2010

O aprendizado das descrições fiéis

Bom dia, querido leitor! Como está? A madrugada chuvosa e a baixa temperatura ajudaram a transformar as minhas horas de sono em um descanso real. Acordei bem disposta e intensamente propensa a muitas atividades. A primeira delas foi a de reunir imagens fotográficas que registram as variadas expressões da Natureza, aqui em Curitiba. O leitor poderá avistá-las, por favor, com a bonomia habitual? Nem sempre a minha máquina fotográfica capta com nitidez a cena, mas a intenção está visível, não é mesmo?


Sob a intensa neblina e obedecendo a vigência do horário de verão é assim que a população enfrenta as ruas, nas primeiras horas da manhã, Curitiba,  Rua Marcelino Champagnat, Mercês,out. 2010


Eu planejei para a manhã de sábado uma limpeza geral em casa, mais especialmente na lavanderia -  espaço repleto de quinquilharias e a exigir uma limpa regular, porque o arvoredo aqui do bairro solta muitas folhas e essas chegam aos mais variados lugares de casa !- no entanto, com o ar chuvoso e frio de hoje deixarei para outro dia, porque se há de ajustar tudo nesta vida, não é mesmo?

Ao refinado leitor -  O dia está frio e úmido e devo às queridas professoras dos primeiros anos da escola e e aos livros que li, ainda menina, essa preocupação em descrever o que vejo e sinto, mas quero combinar algo com você: caso esteja interessado nesse conversê blogueiro continue, caso contrário, apenas olhe as fotografias, salte os parágrafos e leia apenas as legendas, uma vez que elas traduzem com detalhes o que escrevo, porém se quiser prestigiar a postagem integralmente prossiga. Ficarei alegre com a sua receptividade ao longo texto, cheio de muitas intenções, ahahahah...


Um verdadeira tromba d'água, toró ou aguaceiro. A nomeação pouco importa, mas quando chove assim a rotina fica alterada - Curitba, Bigorrilho, Rua Padre Anchieta


Um treino espetacular- As redações que eu e meus colegas fazíamos na escola não tinham nada de chatas, ao contrário, elas ajudavam a despertar na criança e no jovem a necessidade da observação, porque apresentar a caracterização de algo exige olhar demorado e um sentir atento, reflexivo. Recordo-me de que a leitura de " Emilia no Pais da Gramática e Aritmética da Emília, do contribuitivo Monteiro Lobato foi decisiva na minha formação escolar, não apenas descritiva. Tenho comigo um exemplar da 2ª edição, de 1950, enriquecido visualmente com as ilustrações de André Le Blanc e sob a chancela da Brasiliense. Um verdadeiro primor orientativo à redação detalhada, afeita aos pormenores. Poucos estudantes, ora vestibulandos ou universitários, inclusive de Letras e Pedagogia, tiveram a oportunidade de ler essa preciosa obra de referência à construção da escrita e à contagem matemática. Uma pena, talvez seus professores não a conheçam efetivamente. Aprecie o trechinho abaixo. Veja quanto ensina...


                            "Gosto dos adverbios, foi dizendo Emília enquanto Ser a levava para a casa das Preposições. Eles prestam enormes serviços a quem fala. Impossível a gente dizer uma coisa do modo exatinho como é preciso  sem usar qualquer advérbio."(cap. de As preposições, p. 63)


A população curitibana acorre aos parques, especialmente nos dias ensolarados; é um fato incontestável - Parque Barigüi, 2010





Na mesma trilha do Lobato estão as descrições de Júlio Verne, em  "A volta ao mundo em 80 dias", traduzido pela Heloisa Jahn e ilustrado por Getúlio Dephin; o meu exemplar  doméstico é mais novinho; é de 2004. O antigo deve ter sido emprestado de casa e sumiu. O que disponho agora é da Ática  e já passou pelas mãos de muitos alunos mais jovens. Ainda bem que as bibliotecas públicas e escolares sabem da importância dessa obra ao imaginário juvenil. Viajar com o autor é fácil; veja como:


                                            " Naquela mesma noite o trem retomava sua rota sem obstáculos, deixava para trás o forte Sauders, transpunha o Cheyenne Pass e chegava ao Evans Pass. Nesse trecho a ferrovia atingia o ponto mais elevado do percurso, ou seja, 2450 metros acima do nível do mar. Dali para a frente os viajantes não tinham mais que descer até o Atlãntico por aquelas planícies sem limites, niveladas pela natureza."(Cap. XXIX, p. 189)



Devo e não nego -  Eu sou uma aprendiz permanente e devo à minha filha a oportunidade de conhecer o texto espetacular de Roal Dahl. A minha garota, hoje com 15 anos, chegou certa vez  em casa com um exemplar de Matilda, tradução de Cecília Camargo Bartalotti, com ilustrações de Quentin Brake e ficou a rir do que lia. Pedi para ler o livro, emprestado na biblioteca escolar -  e hoje sou fã desse ótimo texto. Dê uma olhada no jeito como  o autor descreve:


                           "A diretora estava no meio do pátio, esfregando as mãos com ar satisfeito.
- Nada mal, considerando-se que não estou cumprindo um programa sério de treinamento. Nada mal mesmo - ela disse, e foi embora.
- Ela é louca - Hortência disse.
- Mas os pais não reclamam? Matilda perguntou.
- Os seus reclamariam? Os meus não. Ela trata as mães e os pais do mesmo jeito que trata as crianças, e todos morrem de medo dela. Bem, qualquer hora a gente se fala de novo. Tchau. -E Hortência se foi."
( Cap. Arremesso do martelo, p. 119)


A florada espetacular dos ipês ofereceu aos visitantes de Curitiba um encantador motivo para sair às ruas e passear; eu fiz muitas, muitas e muitas fotos da floração primaveril - Centro Cívico, setembro, 2010




Será que... - Não sei se o leitor treinou o poder descritivo com a mesma alegria e prazer que esta professora. Tomara que sim. Eu faço votos para que a leva de promessas eleitoreiras alcance também ações determinantes, lá no MEC, porque os professores das primeiras quatro séries escolares precisam aprender a ler e a escrever bem, a partir das matrizes descritivas, narrativas e dissertativas. Nossas crianças e jovens merecem melhor orientação, caso contrário serão vestibulandos com temores das propostas, tal e qual aconteceu no ano passado, aqui no vestibular da UFPR: o candidato precisava escrever uma narrativa. Foi um deus nos acuda.


Mais adiante  - Voltarei em outro momento a conversar sobre experiências descritivas, mas agora preciso imediatamente ir lá no funde de casa, na lavanderia. Penso, ao menos, em varrer e recolher as folhas, espalhadas sob o comando do vento da madrugada. Meu pequeno cômodo doméstico não poderá ficar entregue às variações do tempo. 

Até a próxima!

Um comentário:

  1. oi Doralice,
    cheguei agora ao seu blog, clicando atraves do marden. to gostando muito dos seus textos.
    abraco
    Kalina

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails