quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Que tal um documento único para o cidadão brasileiro?

Nem quero entrar no mérito da legalidade da solicitação da exibição do Registro Geral e do Título Eleitoral, no próximo dia 3 de outubro - quem não deve nada exibe a documentação solicitada, sem faniquito ou qualquer coisa do gênero, embora sobre e diante das urnas aconteça sempre um frisson, especialmente vindo daqueles que delas dependem para levar adiante os seus projetos de dominação. Quero sim defender o porte de um documento único para mostrar, sempre que solicitado.

Documento único para o brasileiro - Um cidadão e um país informatizado certamente agilizará soluções, quando o caso estiver ligado à documentação. Destesto tantos documentos soltos e de tamanhos diferentes. Já era tempo de unificá-los, concorda comigo, caro leitor?

Interação temática - Lancei a pergunta acima no Twitter e alguns blogueiros e leitores já interagiram comigo. Apareça, também! Quem sabe até conseguiríamos uma representação popular acerca de um tema de nosso interesse? O assunto não é novo, mas acredito na sua relevância.



Até a próxima!

3 comentários:

  1. Aumentaria a celeridade de todos os procedimentos que envolvessem a apresentação de documento e talvez diminuissem as chances de fraudes, fantasmas, falsidades ideológicas e outras falcatruas que existem.
    Com o documento único, "chipado", o mesmo número de RG seria usado no Tit. Eleitoral, CNH, CPF, passaporte, etc. O sistema ainda precisa ser implantado e devidamente "alimentado" com dados, que devem ser atualizados automaticamente nos casos de documentos que exigem renovação periódica, mas é viável.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Doralice,
    Tenho lhe acompanhado no blog e no tuíte e sempre gosto das suas observações e análises. A ideia do documento único é muito boa.
    Outra coisa: embora a exigência de dois documentos para o pleito do dia 3.10 não tenha sido material de discussão sua, estou aqui pensando na possibilidade de pessoas como os pernambucanos e alagoanos (pobres)que foram vitimas das enchentes que perderam documentos e que agora estarão impedidos de votar se não apresentar esses dois documentos.

    ResponderExcluir
  3. Grata pela leitura, Tania; você destaca um problema isolado, mas sujeito à análise dos que podem simplificar, ao contrário de complicar. A solução? No bom senso diante das consequências da tragédia alagoana.


    Adhemar: suas observações atinam exatamente ao cerne das providências, mas creio que ainda teremos um tempo de espera até que os dados possam "alimentar" o documento único; obrigada pelas contribuições ao tema.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails