domingo, 4 de julho de 2010

A floração das cerejeiras em Curitiba

Durante toda a semana fiz alguns registros fotográficos da floração das cerejeiras em Curitiba para compartilhar com você, prezado leitor. Pela lista de seguidores... os que leem este Na Mira são quase todos residentes de outras cidades; assim, fotos editadas aqui ganharão relevância no olhar. Estou certa?

Ontem fiquei embaixo dessa linda cerejeira em destaque para  registrar o auge da sua floração; se o leitor pudesse caminhar pela Rua XV de Novembro - em pleno calçadão central da capital paranaense - ficaria encantado com as cerejeiras totalmente em flor.

Um espetáculo, para os olhos, sem dúvida alguma.

Corredor florido - Na mesma quadra você avistará uma espécie de alameda florida pelas cerejeiras. Conservo sempre  comigo um olhar de encanto ao avistar essas expressões da natureza em terrório sulista, pois trago  a experiência de olhar estrangeiro. Na minha região amazônica , diante do clima, uma cerejeira não chegaria à floração, mas lá o sulista avista outras belezas da floração nortista.

Novas fotos em região diversa - Quando voltar ao Pará e quem sabe ao Amazonas farei fotos de espécies nativas para contrastar as expressões da natureza em território nacional. A minha colega professora Nidiane, residente lá em Rondônia, bem poderia fazer alguns registros e compartilhar conosco; seria muito bom estabelecermos uma comparação simultânea entre as amostras regionais nessa fase do ano.

Sempre com pressa - Há sempre um pouco de correria e de amadorismo na hora de fazer as fotos; estou sempre no banco do carona, na poltrona dos ônibus ou com o relógio marcando o tempo tal e qual o coelho, no livro Alice no País das Maravilhas, ahahahaha...


Amor às plantas -As variações do clima oferecem aos que sabem olhar as expressões da natureza um rol enorme de lições. Dia desses conheci um blog de uma apaixonada pelas plantas: a Kátia Horn, integrante dessa invejável família curitibana. Aprecie o que ela escreve sobre as plantas e, se estiver com disposição para escrever, não deixe de comentar algo. Blogueiros adoram comentários. Não nego.

Lindo dia em Curitiba -  Aqui o domingo está encantador; há sol em abundância e talvez eu possa prolongar a sessão de fotos, aqui mesmo pelo bairro Mercês e arredores - ou talvez pelo Jardim das Américas. Se eu pudesse, meu caro leitor, hoje estaria em Caiobá, mas minha filha está se preparando para as últimas provas e quer ficar em casa revendo os problemas de Matemática. Deixarei o passeio desejado para outra ocasião....

Aviso semanal - Hoje farei a troca dos links para os blogs em destaque. Até à noite a lista estará totalmente alterada. Agora, caríssimo leitor, eu troco o teclado pela concha, porque voltarei à cozinha. Minha pequena família almoçará em casa, uma vez que também coloco as mãos nas panelas e arrumo a mesa para concelebrar a reunião de afetos em torno de uma boa comida.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. A belíssima Sakura, árvore da felicidade no Japão, mas atente para o fato de que, para não quebrar a magia, você deve ganhá-la de presente, não comprá-la.Também vi, Profa, nas Mercês, alguns exemplares do Ácer palmatum (Momigi Gari) com as folhas em um vermelho vivo que logo irão cair para que a árvore suporte o inverno.

    ResponderExcluir
  2. Preciosas informações, Adhemar, muito obrigada; fiz algumas fotos do Ácer palmatum(eu nem sabia o nome; agora aprendi!) e vou editá-las oportunamente aqui.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que eram cerejeiras ..que surpresa! obrigada pelas lindas fotos!

    ResponderExcluir
  4. Grata pela sua companhia no blog, Walquíria; as fotos são de amadora, mas estão sempre com a ideia central em destaque.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails