quinta-feira, 31 de maio de 2012

27 anos da Orquestra Sinfônica de Curitiba


A fachada do Teatro Guaira em foto do W.C.Takeuchi, do Circulando por Curitiba- reprodução autorizada pelo autor
Que belo programa musical eu tive ontem à noite no Teatro Guaíra, caro leitor. Foi graças à Orquestra Sinfônica do Paraná. No programa festivo do aniversário  de 27 anos da orquestra? Rogério Krieger ( Motus Sinfonicus), Joaquim Rodrigo ( Concerto de Aranjuez) e Claude Debussy ( La Mer). Quando eu soube que o belo Concerto de Aranjuez ( YouTube) seria interpretado não resisti; saí de casa mesmo sob aquela forte chuva que caiu sobre Curitiba.

A nota triste -  Vi, entretanto, um único problema, o que para muita gente não signifca nada, infelizmente: pessoas entrando no Auditório Bento Munhoz da Rocha com lata de refrigerante na mão. Você lembra daquele barulhinho que faz quando abrimos uma lata de refri? Pois é; inadmissível. A direção do Teatro Guaíra deve ser mais rigorosa e proibir a entrada de refri e guloseimas no interior do auditório.

Afora a nota triste acima, o aauditório estava lotado, meu caro leitor. O público? Vibrante e faminto pela bela música interpretada pelos concertistas, mas o destaque, inegavelmente, vai ligeirinho para a simpatia do maestro Osvaldo Ferreira. É um líder musical, sem dúvida. O valor do ingresso? R$10,00.

Sugestão -   Não perca o próximo concerto com estreia marcada para o dia 21 de junho. No programa? A Sagração da Primavera, de Stravinski, além da apresentação do Balé Teatro Guaira. Imperdível.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que bacana, precisamos de mais conteúdo musical como este! No Brasil, cada vez se dá menos valor nestes estilos, infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é; a música clássica é extremamente educativa. Ela exige atenção múltipla dos sentidos. É possíve conhecer as aquisições culturais de uma pessoa, quando ela está diante da execução de um concerto sinfônico. Há um silêncio compenetrado, ouvidos seduzidos pelos acordes e um combustível encantador que adentra ao ser com a ajuda da visão. Adoro ir ao teatro para participar de tais audições, Macapuna.


      Grata pela gentil visita; quebrou o triste silêncio na página.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails