terça-feira, 20 de março de 2012

Conversa blogueira com arquitetos

 
Gosto muito da conversa blogueira com especialistas nos temas-arq. pessoal

 
O meu interesse pela arquitetura escolar tem atraído uma boa conversa com especialistas no assunto. Abaixo transcrevo o que comentou o arquiteto Marcelo Lorenzati, editor do blog O Lápis Verde quando questionei a transparência no processo licitatório das construções das escolas públicas. Acompanhe o excerto abaixo, caro leitor:

Certamente é um assunto interessante e pouco explorado. As licitações públicas pelo critério de 'menor preço' é caso de polícia! O público recebe o que há de pior e paga um preço elevado por isso. Me atendo ao assunto, creio que posso citar como uma referência arquitetônica em educação pública no Brasil as escolas modulares do FDE [http://www.fde.sp.gov.br/pagespublic/Home.aspx], pois exibem uma relação custo/benefício teoricamente boa, onde alguns escritórios de arquitetura se aventuraram em seus módulos pré-concebidos e conseguem resultados satisfatórios na busca de uma arquitetura mais harmônica e humana. Recentemente publiquei n'O Lápis Verde uma proposta arquitetônica escolar sueca [http://olapisverde.blogspot.com/2012/02/escola-como-deveria-ser.html] muito interessante, onde as escolas são 'abertas' e propiciam o exercício do raciocínio. Existe também um bom trabalho numa tese de doutorado da ufrj [http://www.fau.ufrj.br/prolugar/arq_pdf/teses/g_arteiro.pdf] ( cont.)

Escolas, independente do seu mantenedor, são espaços de convivência humana. Sob o abrigo do edifício escolar estão as crianças e jovens, além dos que trabalham para expandir as noções básicas de civilidade, reflexão sobre conhecimentos diversos e conduta exemplar na sociedade. Um gestor público não poderá deixá-los debaixo de uma construção desqualificada, insegura e que desatenda aos reclamos climáticos. Será que confiaria deixar um familiar seu lá embaixo? Será que trabalharia e levaria os seus assessores para um dia de ação sob o abrigo de uma escola pública? Governadores costumam exibir ações itinerantes, especialmente durante as crises de credibilidade nos redutos eleitorais. A experiência, entretanto, revela intenções e resultados nem sempre conhecidos do grande público.

Na próxima postagem destacarei a continuação da conversa mantida com o arquiteto Alvaro de Lima Castro, uma vez que diante do longo e precioso comentário considerei melhor dividir a transcrição da conversa com o especialista em arquitetura.  Interessa-lhe o tema, caro leitor?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Acompanhe as próximas postagens; aliás, a de hoje, por exemplo. specialistas mais uma vez na área da arquitetura escolar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails