segunda-feira, 19 de março de 2012

Passaporte eleitoral juvenil

Imagem reproduzida via Google

A partir de hoje, a poucos meses da eleição municipal pelo Brasil afora, um convite expresso pelo Tribunal Superior Eleitoral será encaminhado aos jovens brasileiros: requerer o título eleitoral. A explicitação em nota oficial está aqui

Com o título nas mãos, o passaporte eleitoral, o que faz um jovem brasileiro? Olha para as notícias sobre política e candidatos e vê o quê? A esperteza nauseante dos que já estão na área.

Preocupações - A inexperiência, a desinformação e a ausência de acompanhamento histórico sobre os aspirantes à política fazem muitos estragos, mas a reflexão familiar e o acompanhamento das notícias sobre o campo político reúnem  grandes poderes; o maior deles é o de alterar o panorama nos municípios brasileiros.

Fato - Votos juvenis representam uma fatia muito grande no processo de escolha; eles não devem ser desconsiderados. As escolhas viciadas e atreladas às lábias encetadas pelos oportunistas aos eleitores com mais idade poderão, com o contingente juvenil, viabilizar a entrada de novas lideranças, embora os oportunistas fiquem sempre de olho no eleitor incauto.

Um porém - Na eleição passada, assim como nas anteriores, os meus jovens alunos, pouco ou quase nada sabiam acerca dos candidatos; eles confirmavam um fato bem típico: os aspirantes aos cargos políticos não falam aos jovens eleitores. Você já reparou na evidência, leitor?

Para requerer o documento? Há uma facilidade à inscrição oferecida pelo STE: o título NET.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails