Pedi uma foto e o DelViana fez para mim; veio lá do arquipélago marajoara, no Pará. Clique para vê-la melhor ; observe a ponte. As crianças escolares chegam de barco à escola - Reprodução autorizada |
Boas condições da construção - Para ser lembrado com alegria e satisfação, um secretário de educação, o representante maior do MEC, um prefeito, um governador ou um presidente da república não poderá esquecer das condições favoráveis oferecidas aos que estão abrigados sob o edifício escolar. A maioria, entretanto, esquece; libera verbas para construções com material ordinário e não mantém olho vivo no resultado das licitações à construção do que atualmente denominam de prédio escolar público.
Quero fotos - Imagens panorâmicas das escolas públicas recentemente construídas deveriam aparecer com destaque nas páginas dos jornais, revistas e blogs. Sabe o que eu vejo costumeiramente? Apenas a figura das autoridades desatando um laço ou discursando em bláblábláaaaaa laudatório.
Consertos e remendos - O leitor atento já reparou nas sucessivas notícias sobre reformas no telhado, soluções às infiltrações e tentativas de remendos nos prédios escolares públicos? Eu já; sempre no início do ano letivo.
Os 3 porquinhos - Ao ver uma escola municipal ou estadual em reforma eu sempre recordo da inesquecível história dos três porquinhos. Veja os porquês, caro leitor: projetar e construir uma escola resistente e que atente aos aspectos necessários evitará desperdícios do dinheiro público, aumentará o ranger dos dentes dos opositores partidários sem motivos para queixas e pendengas e permitirá, principalmente ao eleitor o reconhecimento da outorga bem refletida, além de oferecer ao escolar o usufruto de espaço agradável e seguro para aprender, consolidar e conservar pela vida afora a gratidão pela educação pública recebida. A maioria dos gestores, entretanto, esquece da lição do Prático. O vento, a chuva e o Lobo fazem a maior festança com as construções vagabundas, cheias de furos e sempre pratos cheios às críticas dos que olham e radiografam as ações destituídas de atenção a um item fundamental na educação pública: as construções escolares.
Até a próxima!
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