sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Boca de Forno e a reeleição

Será que você conhece aquela brincadeira de criança chamada de Boca de Forno? Quer que eu refresque a sua memória, leitor? Passe ao segundo parágrafo, meu caro.

A brincadeira é assim: é preciso encontrar alguém para ser um Senhor, um todo poderoso. Ele mandará que um dos participante encontre algo. Quem não achar o objeto indicado pagará uma prenda, ou seja, deverá dançar, cantar ou imitar um animal ou outra punição atribuida pela autoridade. A alegre brincadeira exige uma sequência de perguntas e respostas convencionais, bem assim:

Imagem reproduzida do blog da Dani Hoffmam

- Boca de forno, diz o Senhor.
- Forno!! -Respondem os participantes.
- Faz o que eu mandar? - É o que pergunta o Senhor.
- Faço - Responde cada um dos participantes.
- Se não fizer?- Pergunta o Senhor.
- Tem bolo!- Lembram os brincantes.

Entre a brincadeira infantil e a realidade há uma forte semelhança no quesito escolha, autoridade e submissão, mas há também uma diferença acentuada na questão da liberdade de participar ou não da brincadeira. Há quem goste de comandar e ser comandado, porém nem todos gostam da sujeição irrefletida ou da incapacidade do Senhor surpreender com buscas interessantes e que deixem os participantes entusiasmados, daí a necessidade de alternar o poder da autoridade na Boca do Forno.

Na vida real, a alternância do poder político é uma necessidade. É o momento para oxigenação e demonstração de habilidades no comando, na escolha e outorga de poder. Reeleger um vereador, um deputado, um senador, um prefeito, governador ou presidente, por exemplo, parece ser uma grande tolice ou oportunidade para errar duplamente. Discorda de mim, leitor? Argumente; sou aprendiz e não sou radical, apenas não suporto injustiça.

Participantes da brincadeira Boca de Forno geralmente exigem a troca. Eleitores? Nem tanto. Ficam acomodados e aumentam a turma do deixa pra lá. Os  inúmeros senhores espalhados pelo Brasil afora vibram com a indiferença poderosa.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Já disse,um dia, Eça de Queiroz: "Políticos e fraldas devem ser trocados frequentemente, pelos mesmos motivos".

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com Eça de Queiróz, prezado Adhemar.

    Fiquei muito feliz com a sua visita ao NaMira; há muito não aparecia aqui...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails