segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Os caprichos de Goya" e os chargistas


Reprodução do auto retrato de Goya que encontrei no blog ArtesDoisPontos
Ontem à tarde fui ao Museu Oscar Niemeyer. A exposição Os caprichos de Goya é um programa imperdível; eu pago R$4,00 para entrar porque não tenho carteira de professor (sou profª autônoma), mas estudantes e professores convencionais, mediante a apresentação da carteira de identificação, desembolsam a metade do valor do ingresso. É um programa sempre espetacular ir ao MON, caro leitor.

A grande semelhança - Ao percorrer o espaço dedicado aos 80 caprichos do pintor espanhol não pude deixar de pensar nos chargistas e nos caricaturistas e no quanto todos têm em comum com Goya, principalmente os que fazem charges inteligentes e do alto da lucidez que lhes anima a ideia e o traço, o melhor da crônica dos costumes, da política e da vida coletiva.

Sugiro, caso o leitor, esteja em Curitiba, um passeio cultural ao belo museu, localizado ali no bairro do Centro Cívico. Depois, se quiser voltar aqui para trocar ideias comigo sobre a associação que fiz acima, seria uma honra e uma alegria. Agradeço antecipadamente.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails