quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A rua"mais linda do mundo"


Imagem reproduzida do blog POA Vive
Alguns moradores de Porto Alegre(RS) denominaram a Rua Gonçalo de Carvalho, no bairro da Independência, como a " mais linda do mundo"; você a conhece, leitor? Já esteve na capital gaúcha? Eu passei por lá, em 1994, mas foi ligeiramente e mal tive tempo de visitar os lugares desejados.

Como será que está atualmente a rua tão festejada pelos gaúchos? Não tenho leitores residentes em Porto Alegre, mas se os tivesse eu não hesitaria em pedir que fotografassem o local; depois da famosa denominação que ganhou a Gonçalo de Carvalho mais bonita deve estar.

Confira o que comenta a Maria Dalva, aqui no Mucutucinhos e acompanhe as belas imagens da rua aqui no UOL Mais. Uma belezura de rua não é mesmo?

O que ajuda a tornar uma rua bem bonita, você já pensou nas características fundamentais?
 
Até a próxima!


8 comentários:

  1. Boa tarde professora.

    Acho que primeiramente o que torna uma rua bem bonita são as árvores, quando essas já estão maduras. A conservação do asfalto, das calçadas e das edificações são também pontos essenciais. E se a iluminação for adequada, estaremos diante de uma rua perfeita!

    Em Curitiba das que mais gosto é a Fernando Amaro. Já morei na Rua Sete de Abril e já presenciei um fenômeno que nem sempre acontece na Fernando Amaro, que é a florada de todas as árvores e em seguida, a queda quase que simultânea da flores amarelas transformando a rua e as calçadas num enorme tapete amarelo super forte.

    Segue um post do meu blog com uma foto (sem flores) dessa rua: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2009/08/rua-fernando-amaro.html

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela excelente contribuição, Takeuchi; estou no intervalo de aula, mas assim que dispuser de um tempinho, talvez à noite, levarei o texto conduzido pelo seu link aí para cima. De quebra( com a sua autorização) uma das belas fotos que a sua câmera obediente certamente soube registrar.

      Abraço. Fiquei feliz pel contribuição e conversa centrada no tema da postagem.

      Excluir
  2. Boa tarde professora Doralice Araujo, tenho visitado seu blog e tenho gostado das postagens dinâmicas e bem apresentadas pela nobre educadora, faço saber que também tenho um blog e tomei a liberdade de adicionar Na Mira do Leitor em meu blog pela qualidade e seriedade das matérias, parabéns. Eu me chamo Ivânio Alencar e o meu blog é: www.ivanioalencar.blogspot.com - FARO FINO A paz esteja com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata certamente fiquei com a sua visita e deferência blogueira, prezado Ivânio. A interação entre os mantenedores de páginas na internet é sempre uma vitória da leitura e da escrita.

      Excluir
  3. Para uma rua ser considerada bonita, deve formar um corredor com as árvores frondosas, casas não devem ser tão destoantes, asfalto conservado, o lixo no devido lugar e com pouco movimento de carros. Manaus deixa muito a desejar quanto a isso, em todos os sentidos, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas visitas ao NaMira têm sido muito apreciadas, Anne. Trazer informações da capital amazonense e compartilhá-las comigo é uma grande gentileza.

      Lamentável imaginarmos a cidade de Manaus sem a presença das árvores nas suas ruas, ainda mais se pensarmos que ela está localizada em plena floresta amazônica, concorda comigo?

      Excluir
  4. No nosso entender as ruas mais bonitas são as arborizadas, como a Gonçalo de Carvalho e outras tantas pelo Brasil afora.
    Na realidade, não fomos nós que denominaram a Gonçalo como "A Rua Mais Bonita do Mundo". Foi o professor de biologia português Pedro Nuno Teixeira Santos, que mantém um Blog sobre árvores (A Sombra Verde), após descobrir a rua pelo blog catalão "Amics Arbres - Arbres Amics". Do blog catalão ele foi ao nosso blog (criado em 2005 especialmente para defender as árvores da rua que seriam parcialmente retiradas para dar vazão ao trânsito de carros de um Shopping)e viu fotos de seu Túnel Verde e a desigual luta vencida pelos cidadãos comuns que a defendiam.
    Hoje, infelizmente, a rua é mais conhecida no exterior que aqui no Brasil. Pela beleza de seu Túnel Verde e pela luta por sua preservação é conhecida lá fora como "A Rua Mais Bonita do Mundo".
    A Gonçalo foi a primeira via urbana declarada Patrimônio Ambiental em uma cidade latino-americana, em 05/6/2006.
    Mais informações aqui:
    http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/09/os-portugueses-e-rua-mais-bonita-do.html
    http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/08/homenagem-de-portugal.html
    http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/10/revolucao-das-vozes-alternativas.html

    Parabéns pelo excelente Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que excelente visita ao NaMira! Adorei a interação blogueira. Trocar conversa com os "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho" é uma alegria e honra.

      Muito grata pelas informações; tenho certeza de que aprenderei muito ao passear pelas páginas indicadas. Manterei a prazerosa conversa blogueira com os que cuidam tão bem da Rua Gonçalo de Carvalho.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails