quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Camuflagens nos prédios escolares? Quero saber os motivos


Imagem reproduzida da CBN Globo Rádio
Oferecer excelentes condições às escolas e aos que nelas estudam e trabalham é uma obrigação de um gestor público. Há dinheiro suficiente em caixa para manter as existentes e construir as novas? Se a resposta é SIM quero saber a razão das condições precárias que observamos nas escolas públicas, mas como saberei que há dinheiro no caixa municipal ou estadual, por exemplo aqui no Paraná? Pedirei que o jornalista Rogério Galindo , ancorado aqui em Curitiba, explicite a questão em postagem que cubra as áreas municipais e estaduais, mas na esfera federal solicitarei aos jornalistas Josias de Souza e André Gonçalves,  lá em Brasília. Para entender alguns pontos dos bastidores da política nacional é preciso perguntar. Eu indago, sugiro, acompanho e compartilho as explicações, sempre. 

Reprodução de imagem em escola "de lata" em Porto Alegre - Fonte: R7 Notícias

Amigos da educação pública - Quem dera se eu conseguisse um grupo de leitores dispostos a observar a movimentação nas escolas públicas. No Sul, eu leio e sei, que algumas escolas não reúnem condições de abrigar as crianças nos dias de frio intenso - e nas demais regiões? Condições climáticas devem manter ajuste no projeto de construção de uma escola. Um grupo de leitores interessados em acompanhar as condições aparentes das escolas ajudaria muito a formar conceitos reais. Atinar aos problemas encontrados e identificar as soluções encontradas pela direção escolar para vencer as dificuldades aumentaria o poder de crítica, de aplauso e de sugestão do leitor, cidadão atento. O melhor seria que o leitor tivesse crianças e jovens matriculados na escola pública. Nada melhor para entender a gravidade da situação do que estar imerso no contexto, você concorda comigo?

Grande absurdo - Veja o que eu li ontem no jornal  Agora SãoPaulo: Estado camufla escolas de lata com cascas de concreto . Acredita-se em quem, prezado leitor? Eu queria ver fotos das escolas e ouvir depoimentos dos pais dos alunos, dos vizinhos e dos que têm poder administrativo para desmentir e combater as informações oficialescas. Será que algum leitor paulista poderá passar na porta das escolas mencionadas na reportagem e conferir as informações? Tenho certeza de que entre os acompanhntes do NaMira há alguém residente em S.Paulo. Agradeço a colaboração.

SOS, leitor! - A prática descarada de camuflar a realidade do prédio escolar deve ter feito outros exemplos pelo Brasil afora; alguma informação local, aí na sua cidade ou bairro, caro leitor? A educação escolar é um tema sério e de grande responsabilidade. Será que agiriam assim os gestores escolares se os seus filhos estivessem matriculados nas escolas públicas? Fazer uma foto da escola pública aí do seu bairro e compartilhá-la com os demais será de grande ajuda. Aguardarei as contribuições, embora sinta que a maioria, distante do universo escolar público, ignore a enorme ajuda que ofereceria com um simples clic-clic bem certeiro. Imagens com celulares são muito bem- vindas.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails