sábado, 5 de novembro de 2011

Avaliação das habilidades básicas primeiramente

A maioria dos meus vestibulandos sumiu novamente; eles estão ligados na 1ª fase  do vestibular da UFPR. É a prova de Conhecimentos Gerais que lhes sacudirá o arquivo de informações sobre os conteúdos gerais repassados pela escola. Na 2ª fase eles terão a prova de Compreensão e Produção de Textos e as ditas Especificas para determinados cursos.


Ler satisfatoriamente é atribuir sentido; nem todos sabem ler, infelizmente.- arq. pessoal

Importância óbvia - Não sei você concorda, mas se eu pudesse alterar com toda a certeza faria a inversão na ordem  das provas. Colocaria a de Compreensão e Produção de Textos e as Específicas na 1ª fase. O motivo é óbvio. A maioria dos universitários não sabe ler com autonomia e escrever concatenadamente em língua portuguesa; as Específicas ajudariam no reconhecimento das habilidades necessárias às carreiras oferecidas pela universidade. Depoimentos dos professores das diversas graduações confirmarão a minha preocupada observação. Reprovações e evasões justificam, caro leitor. Uma pesquisa confirmaria o que insisto em observar anualmente.

O grande desafio de escrever  concatenadamente em Português estabelece o mérito à entrada da universidade- arq. pessoal
 Não sabem - Ler não é apenas passar os olhos sob um texto; é muito, muito mais. É preciso atribuir sentido ao que se lê, o que infelizmente não é o que vejo na prática. Alunos dos cursos que demandam grande volume de leitura confirmam a grande dificuldade que enfrentam para elaborar as resenhas, a monografia, a dissertação ou a tese em etapas posteriores; os professores na universidade conhecem a situação muito bem, mas não interferem criticamente na triagem feita à entrada. O pacto de silêncio obsequioso fica inalterável entre os graus de ensino. A qualidade perde bem feio em relação à quantidade de estudantes inábeis aos desafios acadêmicos.

Demanda permanente - Terei sempre muitos alunos de redação, tanto vestibulandos, quanto universitários para atender nos meus Encontros Marcados com a Redação. É o meu trabalho, mas poderia ser diferente se eles aparecessem apenas para o aprimoramento da leitura e da escrita. É uma constatação muito preocupante, concorda comigo, leitor?

Até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails