domingo, 30 de outubro de 2011

Lula com câncer, o brasileiro e o SUS

O ex-presidente Lula está com um diagóstico de câncer. Não negarei, caro leitor, de que fiquei preocupada, mas aquela comovida e natural preocupação que acolho diante das notícias tristes, reveladoras da fragilidade humana. Todos sabemos, entretanto, de que pela importância do cargo exercido, Lula reúne as excelentes condições para superar a doença, ao contrário de muitos, especialmente os que dependem do Serviço Único de Saúde, o meu, o seu SUS

A espera pelo atendimento de urgência na Unidade de Saúde Campo Comprido - Curitiba, arq. pessoal
Fico, entretanto, a pensar sobre a vulnerabilidade do ser humano no quesito saúde.  Não tenho dúvida de que o sofrimento da suspeita, os momentos de apreensiva espera pelo diagnóstico, as incertezas do inicio do tratamento e a luta burocrática para alcançar um tratamento minimamente digno estão na cabeça de cada brasileiro, especialmente daqueles que dependem do SUS.

O atendimento à saúde é uma das prioridades do cidadão; será que o ex-presidente lembrará dos que jamais conseguirão debelar um câncer de laringe pela falta de diagnóstico preciso e da lerdeza do apoio público ao tratamento?

O poder governamental é temporário, mas a sensibilidade aos problemas comuns é permanente, principalmente nos que têm atenção a tudo e a todos, indistintamente. A foto em destaque, prezado leitor, é um dos registros que fiz na sala de espera, ali na Unidade de Saúde do Campo Comprido, quando com forte dor de garganta, resfriado renitente e tosse quase insuportável busquei socorro durante uma dessas tardes de sábado.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi Doralice,

    Seu post demonstra sensatez nas palavras o que até nos convida a pensar.
    O que anda a correr nas redes sociais é um convite ao ex-presidente para que ele faça seu tratamento no SUS. Como se isso fosse uma tentativa de criticar o sistema de saúde.
    Acho um absurdo. Eu tive câncer e não gostaria nada de que tripudiasse de meu estado de saúde por causa de meu trabalho.
    Mas concordo que o assunto deve ser levado à tona, porém, em um momento mais apropriado ou mesmo adequadamente, como você o fez amiga. Saber criticar não é para todos.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails