domingo, 4 de setembro de 2011

Estacionamentos para bicicletas em Curitiba? Hum...

Estou de olho no tema, caro leitor! Encontrar um lugar para estacionar com segurança a bicicleta é um problema em Curitiba. É vergonhoso constatar o fato. Gosto muito da cidade; é agradável e cheia de promessas de vida com qualidade para todos.

Veja a foto em destaque; fiz o registro fotográfico quando fui ao supermercado, ali nos arredores da Praça 29 de Março, aqui bem pertinho de casa. Dei um clique furtivamente, sem o olhar do ciclista, coitado, às voltas para bem acomodar a sua bicicleta na barra de proteção aos carros, tal como mostro o improviso que os usuários que chegam de bicicleta à Biblioteca Pública fazem com o corrimão. Será que ciclistas sempre ficam fora da vida urbana? É uma grande contradição, ainda  mais em cidades que ganham destaque pela propaganda farta da qualidade de vida  oferecida aos seus residentes e visitantes.

"Será que dá pra deixar aqui?" é o que parece pensar o ciclista curitibano-  Mercês- arq. pessoal
Quando eu mantinha o meu curso de redação lá na  Rua Ermelino de Leão, bem no coração do Centro de Curitiba, os vestibas que utilizavam da bicicleta como transporte sofriam muito. Eles não tinham lugar para guardar as magrelas. Passei a perguntar aos interessados se chegariam lá de bicicleta; era preciso preveni-los sobre a carência de estacionamento seguro. Alguns estudantes optavam em prendê-las nas floreiras, mas convenhamos que elas não são apropriadas. Guardam flores, não as bicicletas, mas aqui em Curitiba é comum que elas exercem funções assim. Lamentável.

Não é justo - Qualquer estabelecimento comercial que mantenha estacionamento ao público deverá reservar um lugar aos ciclistas e motociclistas. O consumidor quando entra em um comércio chega sob os seus pés; o poder de consumo parece que é medido pelos que têm quatro rodas bem possantes. 

Ciclistas usuários na Bibioteca Pública improvisam um estacionamento- Curitiba, arq. pessoal
Prometo fotografar - De agora em diante vou ficar de olho em todos os supermercados e espaços públicos com estacionamento que eu visitar; destacarei a presença ou a ausência de um lugar para abrigar a bicicleta. Nos espaços públicos do município se os mais modernos não incluem um estacionamento para bicicletas é uma falha grave; o cidadão, especialmente o ciclista, deve valorizar o seu voto. Não reeleger nenhum vereador ou prefeito detatento às necessidades do ciclista eleitor.

Interaja -  Que tal você também ficar de olho, caro leitor? O respeito ao cliente deve ser integral; na hora de pagar a conta o valor do produto não sofre alteração alguma se o cliente chega de carro, moto, bicicleta ou sobre os próprios pés. A vida é dura para muita gente, mas se ficarmos atentos aos direitos e deveres algumas soluções minimizam a luta.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails