segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ensino médio ou curso técnico? Treine a argumentação


Candidatos aos cursos técnicos em dia de exame na UTFPR, arq. pessoal
Escrever e ser entendido é um fator de prestígio junto ao leitor. Há textos que você lê, ou seja, percorre os olhos sobre as frases e parágrafos, mas não entende. Seja pela ignorância no tema ou até mesmo pela falta de sentido ou más condições de leitura do material, por exemplo, as rasuras ou a má impressão.

Escrever e receber a simpatia do interlocutor é um prêmio ao produtor do texto. Não há discussão; quem escreve deseja receber certamente a aceitabilidade do leitor, mesmo que seja em discordância declarada. Ser lido e entendido com satisfação é vital.

Escrever e receber do interlocutor a expressão da aceitação pela pertinência do texto é um estímulo poderoso. A receptividade à leitura pode ser demonstrada. Sabe como? Alguns  elaboram comentários, enviam e-mails, outros compram livros ou recomendam os textos apreciados. Observe, meu caro, os dois pontos vitais que tento acima destacar: os objetivos de quem escreve e os resultados advindos com a leitura feita pelo leitor específico.

Escrita concatenada - Tenho recebido jovens e adultos interessados no aprimoramento da escrita, o que é motivo de satisfação profissional. Independente da justificativa da procura - vestibulares, concursos públicos, escrita acadêmica, revisão/correção de textos ou simplesmente melhorar o padrão da escrita - a necessidade de destacar os vantagens da escrita concatenada é uma prioridade no nosso primeiro encontro.

Diga lá! - O leitor costuma ou costumava encarar as suas aulas de redação como atividades práticas? Alcançar a meta, por exemplo, de bem elaborar resenhas, textos dissertativos ou atender às exigências das tipologias comumente presentes nos vestibulares concorridos? Tais metas constituem propósitos previamente estabelecidos, tanto da parte de quem intermedia as aulas de redação, quanto dos que dela participam ativamente. Adoraria ler o seu depoimento, leitor.

Entre em contato comigo via e-mail- arq. pessoal

Quer treinar a redação? - Você fez ou ainda cursa o ensino médio? Concluiu ou cursa o ensino técnico equivalente ao ensino médio convencional? Você recomendaria aos jovens concluintes do ensino fundamental que optassem pelo ensino médio convencional ou que escolhessem uma carreira profissional, oferecida pelos cursos técnicos? Argumente.

Dicas de redação - Lembre-se de que argumentar é sempre uma oportunidade de influenciar a alguém com táticas persuasivas advindas pela exemplificação, do apoio dos dados numéricos, da enumeração de motivos, dentre outros modos de conduzir a opinão com o amparo certeiro de ótimo argumento. 

Para fortalecer a sua redação, além do depoimento pessoal, leia o que escrevi anteriormente(arquivo na internet) sobre as vantagens da escolha entre o ensino médio convencional e o curso técnico.

Que tal? - Farei comentários via e-mail aos três primeiros leitores que encaminharem textos em atendimento à proposta acima. Basta que enviem ao meu endereço eletrônico(veja no cabeçalho do blog) a redação produzida. Serão analisados os textos enviados até quarta-feira, dia 7.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails