quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia Mundial da Alfabetização

Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização. Datas comemorativas são lembretes de que todos os dias devem ser dedicados ao tema específico. Ser alfabetizado faz uma diferença espetacular na vida, leitor. Faça uma comparação comigo. Imagine dar de cara com anúncios, placas e os ilimitados avisos e informações encontrados na rua, no interior dos espaços públicos, mas todos em uma língua estrangeira, bem diferente da sua, por exemplo em finlandês. Conseguiria decodificar algo, exceto as placas com símbolos universais, por exemplo, as figuras humanas, parada proibida, entre outros?

Método acessível -  Eu inventei um método bem barato para alfabetizar crianças e adultos. Jornais de domingo, sempre bem robustos, trazem o que eu preciso, mas até hoje não encontrei quem queira utilizar desse apoio quase sem custo algum, uma vez que a maioria dos assinantes joga o jornal impresso no lixo. Caso alguma secretaria municipal ou estadual desejasse compreender o método, estou à disposição.

Ler é decodificar ícones; eles podem ser os símbolos conhecidos como as letras e os números, mas também envolvem uma ilimitada quantidade de formas, elementos extratextuais, tais como gestos e expressões faciais e representações diversas.

O que temos feito para diminuir os números preocupantes do analfabetismo?- arq. pessoal


Quem aprende a ler olha e sente a vida de outro modo; consegue atravessar o corredor estreito da ignorância, ou seja, faz atribuições de sentido ao que avista nas placas, nos luminosos, nos sinais de toda ordem. Talvez, mesmo diante de um aviso em finlandês, consiga fazer-se entender com gestos e apoios da oralidade calcada em outros idiomas. Quem sabe ler comunica-se com maior facilidade; um idioma desconhecido não será impedimento à comunicação.

Tenho recebido ao longo da minha vida profissional muita gente que indica saber ler, mas nem sempre a convicção é verdadeira. Há um aprendizado da leitura que tem sido ignorado nos últimos tempos, talvez como resultado da aceleração de um processo que ignora as necessidades de entendimento das partes, dos componentes constitutivos de tudo que forma o universo escrito ou codificado.

Nos testes de escrita, muitos jovens e adultos diante da folha em branco sentem medo; é o temor de registrar informações com equívocos. As licenciaturas que habilitam novos professores precisam destinar maior atenção aos que têm a incumbência formal de intermediar o processo de leitura e de escrita na escola. Penso, há muito tempo, que os professores que trabalham com as primeiras etapas escolares deveriam ser rigorosamente selecionados, além de remunerados com a dignidade que a função merece, mas não é o que acontece. Muitas vezes é um mau leitor intermediando um processo de leitura, em troca de um salário indigno. Pode imaginar o resultado, meu caro interlocutor?

Até a próxima!

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