quinta-feira, 16 de junho de 2011

Você já plantou uma árvore, leitor?

Um dos temas frequentes nas provas de redação é a questão do desmatamento nas regiões brasileiras, mas ao contrário de não avivar o grave problema, a maioria dos textos de apoio não atina à solução fácil e acessível: o plantio das árvores ou o seu replantio consciente e responsável, tanto nas grandes áreas desmatadas criminosamente, quanto nos quintais e áreas públicas. Meus colegas professores de redação bem poderiam atinar à questão. Uma relação de providências encontradas por toda a gente, a partir dos depoimentos dos estudantes, valerá mais do que um treino de proposta fria e distanciada da realidade dos jovens.

Faça um passeio em frente ao Palácio das Araucárias e aviste o Bosque de Sofia- Curitiba, Centro Cívico, arquivo pessoal


Hoje quero apresentar ao leitor histórias de quem já plantou árvores. Conte a sua, também! Envie a foto da árvore e uma pequena descrição ao meu endereço eletrônico (olhe lá no cabeçalho do blog!); terei grande alegria em reproduzir o seu relato, além de evidenciar as ações centradas em soluções, bem diferente da destruição do verde que queremos sempre verde. Quer um exemplo? Acompanhe a história do Altino Machado.

A minha história - Eu já plantei duas árvores: uma Amoreira e um pé de Primavera; a primeira, além das deliciosas frutinhas anuais oferece a sombra, enquanto a segunda compartilha com os passantes da rua o meu encantamento com a floração espetacular. Não são do tipo da árvore plantada pelo Altino, mas têm contribuição semelhante com a manutenção responsável do verde nos quintais e jardins do país detentor de uma das maiores florestas do mundo.

Nos meus passeios pelas ruas de Curitiba sempre fico atenta ao plantio de árvores frutíferas ou que ajudam a suavizar a atmosfera cinzenta do inverno ou intensificar o colorido das folhas, flores e frutos no verão. Uma leitura vertical no blog comprovará a fonte da minha alegria ao ver tanto verde, ainda não o bastante, é claro, na capital paranaense.
Passear sob a sombra das centenárias mangueiras em Belém é um refrigério inesquecível! Pça. da República, arquivo pessoal


Administradores urbanos de outrora pareciam pensar no futuro. Sabe por quê? Observe as  espécies de árvores nas praças centenárias. Lindos e imponentes marcos do arvoredo local. Na minha querida Belém , por exemplo, aquelas mangueiras deram, inclusive um codnome à capital do Pará, o famoso "Cidade das Mangueiras", o que faz justiça quando o visitante ou o morador percorre as ruas antigas, enquanto as mais novas...

Agora? - Falta você  contar a sua experiência de plantador de árvores e de observador das áreas verdes presentes no seu quintal, na rua, bairro ou cidade na qual reside. Vamos lá, compartilhe a sua história! Venha conversar comigo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails