domingo, 12 de junho de 2011

Evidências dos extremos climáticos no Brasil

                                           Convocando
                                                todas as suas folhas
                                                o outono vai embora
                              (Sanches, Neto,Miguel- Abandono, Hai-Kais)

Imagem do site do João Makray
Nos meus passeios aqui pelos arredores de casa e nos bairros mais próximos, como o Batel e Bigorrilho, avisto algumas espécies de árvores completamente secas, em reflexo do final do Outono e aproximação do Inverno, no Sul/Sudeste do Brasil.

Contribuições - O leitor sulista bem poderá confirmar dados sobre a curiosa transformação operada pela natureza. As folhas secas de plátano são marcantes. A foto do João Makray em destaque e o hai-kai do Miguel Sanches Neto confirmam o que o meu olhar avista nos últimos dias de Outono, aqui em Curitiba.

Sol abundante, menos chuva e  muito calor no Verão nortista
Os extremos revelam lições - Veja, entretanto, a oposição climática, lá na minha saudosa região Norte. Confirme a informação com o anúncio ilustrado pelo Sergio Bastos, amigo querido ora convalescendo de uma cirurgia, mas já na ativa com os seus pincéis, tintas e amor pela Amazônia paraense. Os leitores de lá, também, bem poderiam acrescentar detalhes, concorda comigo, leitor? Prometo trazer as informações aqui para cima, assim que avistá-las na caixa de comentários.

Colegas professores de geografia, amigos fotógrafos e observadores atentos das expressões do clima e da natureza formam um plantel espetacular às informações na internet. Juntá-los aqui, em articulada colaboração às evidências dos extremos climáticos nas regiões brasileiras, será uma alegria. Quem sabe o Na Mira consiga hoje, não é mesmo, leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails