quinta-feira, 26 de maio de 2011

Festa junina: saudação e festejo à vida

Você já pensou como as tradições festivas na família e na sociedade têm grande importância ao patrimônio cultural individual? Eu, por exemplo, aprendi a gostar muito da época das festas juninas e dos festejos dos aniversários.

Ilustrações do Sérgio Bastos

As festas juninas - As cidades grandes, infelizmente, já perderam as referências naturais com os hábitos simples do interior, sobretudo da alegria com as bençãos oferecidas pelo plantio e colheita de produtos da roça, motivo das festas juninas, esquecido pelas gerações atuais. Os alimentos, especialmente os da roça, chegam prontos ao consumo em cima da mesa familiar; pouca atenção oferecemos à cadeia de produção, colheita e preparo. Tudo fica bem misturado no consumismo alimentício sem reflexões.

Faço uma festa danada em casa quando tenho espigas de milho verde -  um dos símbolo dos festejos juninos! Logo penso em pamonhas, bolos e curau, mas imagino, também, as espigas assadas na brasa crepitante, em meio ao conversê e alarido das crianças, jovens e idosos a contar causos.  São lembranças afetivas fortes da minha infância nortista e de moradora da festiva Rua João Balby, lá em Belém, no Pará.

Um plano festivo pessoal - No próximo dia 15 de junho será o dia do meu aniversário; planejo reunir um pequeno grupo de queridos, sob o comando alegre de uma improvisada festa junina. Você percebe como sou animada e festeira? 

Tenho duas opções: viajar até Campinas e festejar a data com os meus parentes ou chamar os poucos amigos que fiz em Curitiba para saborearmos as gostosuras da época. Não teremos a fogueira ardendo, mas a churrasqueira assará tenras espigas de milho, muita batata doce e as variedades do cará. Planejo pedir a adesão de amigas para que preparem dois bolos: um de mandioca (aipim ou macaxeira, leitor) e outro  de milho verde. Da minha cozinha ou da cozinha da minha irmã ou sobrinha sairão o munguzá (ou canjica para sulistas), a farta pipoca, um quentão e um aluá. Se conseguir a presença de um sanfoneiro a música estará garantida, bem do jeito que gosto de uma festa junina.  Ficou com inveja? É para ficar matutanto, meu caro leitor!

Imagem emprestada do blog Lembranças que do que vivi, da Natalina Castro


Sugestões - Caso você tenha um espaço ao ar livre na sua casa não deixe de exemplificar aos mais jovens como eram as verdadeiras festas juninas. Reúna a família , amigos e vizinhos. Aproveite também para clicar no link a seguir, chamar a família e apreciar a animação que o meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos, fez para as festas juninas, na Série Contos da Amazônia. Adoro ver e ouvir a quadrilha, ápice das divertidas festas juninas de outrora. Animação literalmente imperdível!

Interaja - Algo a comentar sobre o tema? Você é fã das festas juninas? Costuma organizar ou participar de festejo semelhante? Guarda boas lembranças das festas? Apareça. Converse comigo sobre o tema da postagem.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Bom dia,Doralice!Q bela festa será!Aqui na minha família todos os anos tem uma grande festa junina na chácara da tia Rosa e com direito até ao terço.Nunca fui,mas o pessoal gosta!:)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails