sexta-feira, 27 de maio de 2011

Abismo social bem explicado

Você sabe explicar com argumentos apoiados no exemplo, na enumeração de motivos ou nos dados numéricos as falas dos personagens do Tiago Recchia (Gazeta do Povo, 27 de maio)? É um convite à redação atenta, caro leitor.

A charge é do Thiago Recchia, mas o tema envolve a todos.
 Treino à concatenação - Vestibulandos, inscritos nos concursos às carreiras públicas e leitores atentos à rotina urbana encontrarão apoio abundante na imagem em destaque; para redigir uma objetiva explicação basta começar a entender o concerto de ideias articuladas pelo cartunista. Depois? Pense em uma frase que envolva completamente a questão. Mais adiante? Busque apoio nas estratégias acima destacadas. Escreva, portanto, com segurança na hora de expressar a sua opinião sobre o tema.

Opinar exige um posicionamento crítico; exercitar a elaboração de justificativas aos fatos cotidianos é um treino espetacular. Vale exercitar, inclusive, para bem levar adiante a conversa rotineira e descontraída em casa, na escola, no trabalho ou entre amigos dispostos a trocar impressões, queixas, aplausos, sugestões e assertivas. Expressar na oralidade o resultado da reflexão bem apoiada nos informes sociais credibiliza o seu discurso, caro leitor. Vá por mim.

Sugestão - Manter uma conta no Twitter é um excelente modo de treinar  gratuitamente a redação objetiva; com a ajuda de encurtadores, links , posicionamento crítico,  conhecimento do poder das palavras e notações disponíveis no teclado, o usuário do microblog marca o seu lugar no mundo das ideias. A oferta limite de 140 caracteres bem calculados é um desafio à redação comunicativa. Recomendo. Sou fã entusiasmada da eficiência obtida na rede virtual, leitor! Que tal experimentar?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails