sábado, 28 de maio de 2011

Dia Nacional do Basta!

Eu sempre faço a distinção entre o público e o privado. A coerência entre as ações empreendidas sob a tutela dos bens públicos ou particulares é fundamental, mas a maioria (desculpe a generalização, leitor) não atenta aos critérios no emprego e no aproveitamento justos, sobretudo na esfera pública. A máquina governamental trabalha para os políticos e servidores, ao contrário do que se espera dos que recebem a outorga popular ou prestam concursos para servir à população.

Sugiro a instituição de um DIA NACIONAL DO BASTA; a inspiração foi encontrada aqui, na reportagem O Dia do Basta, de Carolina Olinda e Rogério Galindo( Gazeta do povo, 9/6/2010) 
Imagem obtida no blog da Franssinete Florenzano



Reações indignadas às atitudes de vilania, de suborno e aproveitamento ilícito dos bens arrolados à soberania municipal, estadual e federal emergem com frequência. Vejo tweets disparados pelos participantes na minha timeline, ali no Twitter, leio cartas de leitores  indignados nas colunas dos jornais e o desabafo exausto e repetitivo nas conversas informais estabelecidas, mesmo com os jovens e adultos com os quais encontro durante a semana.

Morna, no entanto, é a reação popular de fato. Há um movimento enfurecido na internet, mas o cidadão não se dispõe a levantar da cadeira e expressar o descontentamento em área pública, espaços tais como nas galerias das câmaras, assembleias legislativas ou no congresso federal. Parece que a maioria dos brasileiros perdeu o tino e o tento, não vê sentido algum em reagir.

Exemplos de atitudes suspeitas e inapropriadas aos servidores públicos não faltam. A munição é intensa e ilimitada. Veja o caso anunciado em Palocci usou servidor para cuidar de consultoria...( Folha.com) ou  busque na memória as incontáveis histórias que abundam no repertório da população nos municípios e estados brasileiros.

Em Belém - Soube (veja o cartaz em destaque) que os arredores da sede da Ordem dos Advogados do Brasil -PA estão interditados, em Belém. O motivo? A reação indignada dos paraenses aos desmandos identificados na Assembleia Legislativa, conhecida como ALEPA. É um bom sinal de reação; talvez um trajeto ao DIA NACIONAL DO BASTA, concorda comigo leitor? Será que você levantaria da cadeira e engrossaria o coro das vozes descontentes ou deixaria nas mãos de alguns a reação indignada pelo abuso cometido pelos políticos?

Aguardarei notícias e imagens da movimentação no Pará; ficarei de olho na ação dos correspondentes locais dos jornais sulistas, lá na capital paraense. O assunto é para mim de extrema importância. É o povo insatisfeito com a falta de ética no trato dos bens públicos. Ótimo começo em Belém. Sabe de exemplo semelhante ? Compartilhe comigo, leitor.

Pense comigo - No dia da eleição a exigência legal obriga o brasileiro a sair de casa e escolher vereadores, deputados, prefeito, governador, senadores e presidente, mas diante do mau serviço e da incoerência administrativa dos bens públicos eu, você e nós fazemos o quê? A maioria fica em casa e deixa as excelências bem sossegadas. É o que os políticos gostam: do esquecimento popular. Reagir, portanto, é necessário. A situação não permite que fiquemos indiferentes, caro leitor. Discorda de mim? Argumente.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails